20 fevereiro 2007

A Espécie de Apoiantes do Régulo da Madeira

Quem já imaginou que alguém pudesse afirmar, além do incrível Luís Delgado,* que a riqueza produzida na Madeira está a ajudar todos os portugueses a viverem melhor? Que a Madeira é, depois de Lisboa, a Região mais rica de de Portugal, logo contribui para o PIB nacional e que disso beneficiam os portugueses no seu conjunto. E remata que é necessário meter na cabeça dos continentais que o dinheiro que mandamos para a Madeira é bem empregado (por exemplo cinco milhões €/ano ano para o Jornal da propaganda oficial e os muitos milhões para manter 2 (duas) equipas de futebol no primeira divisão!)
Sim senhor! A subida dos níveis de riqueza da RA-Madeira fez baixar os montantes recebidos de Bruxelas e como o sr Jardim quer continuar a receber as mesmas verbas exige que sejam as regiões pobres do continente a contribuir para que aquele senhor pouco apresentável e extremamente malcriado, continue no seu desbragado regabofe. E tem por cá os seus angariadores de fundos, que começam em Marques Mendes e acabam no inefável Luís Delgado (que tem poiso em muitos galhos da frondosa árvore da comunicação social continental e onde pia com frequência, certamente porque há alguem, de ouvido duro, que aprecia os seus méritos canoros...).
Jamais ouvi da boca de um propagandista político dizer tais enormidades e com tanta desfaçatez. E -lo na SIC-Notícias, sem corar nem pestanejar... galho onde o contraditório, normalmente e em circunstâncias semelhantes, não existe.
Parece que o sr Delgado será um dos poucos portugueses com testículos à moda de Jardim, capaz até de grandes cambalhotas aritméticas para "meter na cabeça dos portugueses" que devem apoiar medidas que prejudicam os pobres contribuintes "cubanos", tal como desprimorosamente nos trata o Régulo Madeirense.
Porque não exportar o Delgado para a Madeira a fim de ajudar Jardim a equilibrar as contas? O homem vale ouro!
Apetece-me aqui invocar um madeirense muito popular na lha Terceira que, quando questionado acerca das posses para os encargos que assumia, respondia de pronto: "alguem há-de pagar!..." Expressão que parece ter servido de guia para a acção do senhor da Madeira, com alguns delgados e delgadinhos, cubanos de tanga, a servirem de avalistas. Porque não sugerem que a RAM use as suas prerrogativas estatutárias para lançar impostos ou, pelo menos, para subir a percentagem da cobrança do IVA para os níveis que são praticados no "contenente"? Ou então porque não aproveitar as inúteis eleições antecipadas, transformando-as num plesbicito sobre a independência do pequeno reino do grande Régulo, iniciando assim a via correcta para se livrar dos "colonialistas" que sustentam as suas megalomanias?
Cá em casa, se nos dessem oportunidade de opinar sobre a matéria, até o gato votava SIM!
*"Jornalista que não sei se pertence
aos quadros do POVO LIVRE mas se
apresenta como "analista político"
Dizem que não é mau rapaz.

19 fevereiro 2007

Por Favor - Descolonizem a Madeira

"Ouvir o inefável e mui
carnavalesco
ALBERTO JOÃO
senti-me hoje um miserável colonialista
Confesso o crime
SOU COLONIALISTA
Quero ser castigado
Aliviai-me
por favor
deste fardo..."
(de Admar Santos - abnoxio.blogs.sapo.pt)
AMEN
AMEN
AMEN
AMEN
AMEN


18 fevereiro 2007

LISBOA - A Desgraçadinha do Gamanço

A LISBOA que alcançou algum brilho com a coligação "AMAR LISBOA", perdeu o seu encanto quando depôs seu coração nas mãos do autarca ambulante, o vendedor de ilusões Pedro Santana Lopes e entrou numa espécie de coma profundo com a segunda escorregadela amorosa, agora com o inenarrável Carmona, ao que todos dizem sem graça nem jeito e nada dotado para satisfazer as necessidades de uma Lisboa Namoradeira, sequiosa de amor, amparo e carinho.
Desiludida com seus amores frustrados, desolada com a acção dos muito atentos "paus de cabeleira" (entenda-se Marques Mendes e seus veneradores) e, para piorar a situação, extorquida pelos gigolos que sempre aparecem no caminho das desgraçadas que se entregam à má vida, anseia agora refazer a vidinha e procura um aconchego seguro que a ajude a recuperar os encantos e a beleza que a tornaram famosa e cantada por poetas e fadistas...
Andam por aí uns pretendentes, rufias e quezilentos, já a arrastar a asa à desgraçadinha, o que nos faz temer que a coitada é capaz de caír em mais uma esparrela que a deixará irrecuperável. Que Deus a ajude e lhe dê melhor sorte. É uma dor de alma vê-la como anda, rotinha e tão mal amanhada...