01 novembro 2008

"O JUMENTO" E OS MORTOS-VIVOS DA POLÍTICA PORTUGUESA






"A não ser o PS e o BE todos os nossos partidos estão entregues a políticos que há muito que não são deste tempo... Mesmo no PS a oposição interna escolheu como alternativa alguém que insiste em pensar que o mundo de hoje se pode governar com chavões do início do século vinte..."

Sendo hoje celebrado o Dia dos Fiéis Defuntos O Jumento, com a sua habitual perspicácia, oferece-nos uma excelente e bem humorada análise a partir do significado da data, utilizando, a propósito, a celebração dos finados para caracterizar simbolicamente comportamentos dos mortos-vivos que enxameiam a vida política portuguesa e que teimam em não ceder o lugar às novas gerações. Leitura que recomendamos.

30 outubro 2008

A MONTANHA MÁGICA

QUASE DIRIA
QUE É O NOSSO PICO
ENFEITADO COM AQUELE
MAGNÍFICO CHAPÉU
MAS NÃO É!

29 outubro 2008

O ESTATUTO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES E OS DILEMAS DE CAVACO SILVA

A firme posição de S.Exª o Senhor Presidente da República no caso das alterações ao Estatuto da Região Autónoma dos Açores parecer-nos-á por vezes contraditória, sobretudo quando se invocam eventuais perdazinhas de poderes simbólicos ou coisas que tais. Mas se calhar está mesmo aí o fulcral da questão e andará bem avisada a equipa da Presidência da República sobre o que se passará neste seguro e paulatino processo de diminuir a intervenção do poder central na Região, onde as pequenas vaidades dos governantes e a influência de certas elites locais para as exacerbar, terão nisto marca indelével e poderão já ter sido e continuarem a ser determinantes no rumo que as coisas vão tomando.
Poder-se-ia tratar também de uma honesta tentativa de conciliar sensibilidades diversas existentes na pequena e muito dispersa sociedade açoriana acerca do seu regime autonómico. Mas havendo latentes sentimentos separatistas (talvez residuais, mas instalados em estratos culturalmente relevantes e socialmente muito influentes) em que medida não poderá ter resultado, dessa eventual e benévola intenção, o propósito de se aproveitar o ensejo para promover a polémica proposta de alteração dos Estatutos da RAA? Com efeito e ligando as coisas, é pacífico determinar quem esteve também na base das acções e diligências que retiraram ao representante da República na R.A. toda a importância do cargo, agora já sem funções relevantes e confinado á residência oficial na cordata Ilha Terceira, depois de, nos primórdios do estabelecimento das funções, ter sido "corrido" de Ponta Delgada quase como persona non grata. Presentemente mais parece um embaixador ou encarregado de negócios... com polícias de plantão à porta, lá para as bandas da Silveira de Angra do Heroísmo, onde pode dormir descansado e gozar aquele clima ameno.
Tudo conjugado parece estar-se em presença de uma escalada metódica e pacientemente estruturada, rumo a qualquer coisa que a esmagadora maioria dos açorianos não aprova. Não serão estas e outras situações afins que levam Cavaco Silva a... mastigar "massa sovada" (nos Açores não se usa bolo-rei) e não responder a perguntas sobre o tema? O Presidente tem como seu conselheiro quem conhece muito bem estas andanças...

27 outubro 2008

VIVA A CRISE, ARRIBA CUBA!



"CUBA CONSTITUI UMA REFERÊNCIA INCONTORNÁVEL PARA TODOS OS QUE PERSISTEM EM LUTAR CONTRA ESTE SISTEMA CAPITALISTA EXPLORADOR E OPRESSOR E POR UMA SOCEDADE JUSTA, LIVRE, FRATERNA, SOLIDÁRIA, PACÍFICA, SOCIALISTA, COMUNISTA", uff... não fazem isso por menos senhores camaradas do prolixo AVANTE, orgão oficial do PCP, amigo de todas as ditaduras que usam as suas ferramentas, desde a venturosa Cuba à florescente Coreia do Norte?
Em tempos de crise do capitalismo, compreende-se que os inimigos do regime de mercado e das suas liberdades exultem e façam apelos aos seus oráculos para que façam a desgraça e a miséria descer sobre o planeta e a revolução aconteça, tal como os seus doutrinadores deixaram inscrito nos respectivos "evangelhos". Já alguém disse que Marx estará a rir a bandeiras despregadas com a situação, mas quer um quer outros não vale a pena exultarem tanto porque as desgraças anunciadas podem padecer de muito exagero e a ressaca resultante revelar-se mais penosa. E o panegírico à ditadura cubana também não é lá muito adequado nestas circunstância, pois só exemplifica melhor e põe em destaque o modelo despótico e de miséria que o PCP luta para implantar. Como se alguém avisado tivesse dúvidas... sobre os gatos por lebre que trazem no alforge.