01 maio 2010
30 abril 2010
EU SIGO O MEU PLANO E SOU FIEL A ELE
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
10:00 p.m.
0
comentários
29 abril 2010
O PEC JUNTOU KOTAS ExJOTAS
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
11:40 a.m.
0
comentários
28 abril 2010
O AGUIAR VERMELHO
Este ano passei um mau bocado a tentar explicar o 25 de Abril ao meu filho. Comecei por dizer o que são os partidos, o que os diferencia e de repente, na cerimónia da assembleia, aparece Aguiar-Branco a citar Lenine, a elogiar a música do Zeca e do Sérgio, e a criticar a direita por não falar em povo. O meu filho aproveitou logo para me contrariar e disse que o PSD afinal era comunista. E acrescentou, com ar de quem tem um argumento definitivo, "ele até tem um cravo no casaco!" Entretanto, Cavaco elogia Salgueiro Maia, fala em desigualdades sociais e critica os chorudos ordenados dos administradores. Senti o olhar de gozo do meu filho, que me perguntou, "o presidente não é do PSD?" "Acho que sim", respondi, já sem ter a certeza de nada. Depois tive um trabalhão a convencê-lo de que aquilo era jogo político e no fundo a tentar provar-lhe que o pai não era um ignorante. Pois bem, não é que aparece Paulo Portas a estragar tudo ao dizer "eu até frequento o povo." Acho que não vou conseguir convencer o meu filho de que não é o CDS que organiza a Festa do Avante. Quando apareceu o Passos Coelho, de cravo na lapela, nas cerimónias do 25 de Abril que ele próprio instituiu na Câmara de Vila Real, disse-lhe logo com voz grossa: "Não, ele é mesmo liberal. Está ali porque quer privatizar o 25 de Abril!" Mas na notícia do sindicato a querer ilegalizar uma greve de patrões, desorientado, desliguei a televisão. "Papá, quero ver a Lua Vermelha." Assim fizemos, e aí sim, finalmente consegui explicar ao meu filho o 25 de Abril.no i
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
5:55 p.m.
0
comentários
A CRISE AOS ACCIONISTAS
Como diria António Mexia, o melhor dos nossos gurus a teorizarem (e a praticarem em proveito próprio) o processo de acumulação capitalista por via das remunerações dos gestores, transformando-os de assalariados em pessoas ricas, passando ao lado dos escrúpulos próprios das ricas pessoas, a crise não é para ser questionada na praça pública nem sequer opinada, é uma decisão que compete exclusivamente aos accionistas (FMI, BCE, empresas de rating etc).
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
12:47 p.m.
0
comentários
MESMO QUE VOCÊ POSSA O PAÍS NÃO PODE
Guilherme Sanches disse...Maldita crise, bendita crise.Maldita crise que nos atola no charco da macroeconomia universal e nos obriga a perversas subserviências.Bendita crise que... basta ver os lucros descomunais dos macro-grupos que também eles atolam as nossas economias domésticas sem nos dar oportunidade sequer de escolhermos a ficha onde ligamos a máquina de café da manhã.Por volta de 74, corria em Espanha um slogan impresso em grandes outdoors que me marcou:"MESMO QUE VOCÊ POSSA, O PAÍS NÃO PODE"
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
10:57 a.m.
0
comentários
UM COMUNISTA RADICAL COM AURA DE SANTIDADE


O CARVALHO SECOU Ouvi ontem com muita atenção a conversa entre Carvalho da Silva e Miguel Sousa Tavares. Um dúvida me assalta. O eterno dirigente da confederação sindical acredita mesmo no que diz? Ou o que tem vindo a aprender é para ficar guardado na caixinha das coisas académicas sem importância? O homem andou pelas sociologias enquanto ía dirigindo os trabalhadores, não foi? Como não nos passa pela cabeça que o tenha feito nas horas dedicadas às classes trabalhadoras, fica-nos a certeza de que estamos perante alguém com capacidades intelectuais superiores. Mas esta entrevista, e muitas outras opiniões avulsas, revelam-nos uma inacreditável incapacidade de perceber a realidade. Com doutores destes não vamos longe. Digo eu, que não sou sociólogo.
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
10:13 a.m.
0
comentários
27 abril 2010
SOLIDARIEDADE COM BALTASAR GARZÓN
A amnésia para com os crimes das ditaduras não passará!A forma seguidista como o Supremo Tribunal de Espanha está a pactuar com os fascistas da Falange, tentando inculpar o juiz Baltasar Garzón por este ter “ousado” considerar os crimes do franquismo e atender às pretensões dos familiares das vítimas em darem sepultura condigna aos fuzilados às ordens de Franco, continua a desencadear ondas de indignação. As Associações para a Recuperação da Memória Histórica entregaram um manifesto de apoio a Garzón que, pela internet, já recolheu 100.000 assinaturas. E, no próximo sábado, em Madrid, os que não faltam na solidariedade a um juiz que se recusou a pactuar com a amnésia perante os crimes do franquismo, vão concentrar-se numa manifestação contra a “impunidade do franquismo”, em que serão oradores o cineasta Pedro Almodóvar, a escritora Almudena Grandes e o poeta, comunista e antigo prisioneiro do franquismo Marcos Ana.
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
10:14 p.m.
0
comentários
26 abril 2010
O NABO E O RASPUTINE DA MARMELEIRA
Pela primeira vez, hoje, não resistimos à curiosidade de observar pela TV uma sessão da famigerada Comissão de Ética (?!) da A.R., criada sob os auspícios da dupla Madame Manuela Leite/Pacheco Pereira, porventura a "obra" mais emblemática que marcará a passagem dessas figuras sinistras pela vida política portuguesa como símbolo do seu modus operandi e da sua filosofia sobre o confronto de ideias e a disputa democrática do poder: se não puderes vencê-los com argumentos... rebenta-lhes com o carácter; se não for a bem vai a mal.
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
12:31 p.m.
0
comentários
EXPLORAR AS POTENCIALIDADES DO MAR
Por falar nas "potencialidades desse imenso mar" (aspectos do Programa do XVIII Governo)a) Afirmar os portos nacionais como porta atlântica da Europa, desenvolver o transporte marítimo e aumentar a carga movimentada em 50%;
b) Criar e internacionalizar a Marca «Portos de Portugal»;
e ainda:
a) Dinamizar a execução da Estratégia Nacional para o Mar, promovendo a mobilização dos sectores científicos e empresariais, ligados ao mar, e da sociedade civil em geral, assente na promoção do crescimento económico, numa visão integrada sobre os vários sectores, no princípio do desenvolvimento sustentável e da preservação da natureza, e assumindo o enquadramento internacional das políticas, em especial ao nível da Política Marítima Europeia. O Governo desenvolverá um programa nacional de aproveitamento do espaço marítimo, que promova a exploração científica e económica do mar, solo e subsolo marítimos;
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
11:45 a.m.
0
comentários
O DESCARAMENTO DE ALGUÉM
Quem ouve agora Cavaco Silva falar de Salgueiro Maia e até a fazer suas as palavras do grande militar de Abril até pode ficar a pensar que Cavaco Silva sempre foi um grande admirador do capitão de Santarém. Não foi e é bom que os mais novos saibam que este mesmo PR que em pré-campanha usa Salgueiro Maia é o mesmo que quando foi primeiro-ministro recusou a Salgueiro Maia a pensão que deu a um “pide”. É uma pena que agora em vez de usar as expressões de Salgueiro Maia Cavaco não use as do “pide” a quem deu a pensão pelos seus relevantes serviços à pátria.
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
1:44 a.m.
1 comentários
25 abril 2010
NOVAS IMAGENS DO SOL
Fonte: YouTube A NASA revelou as primeiras imagens do Sol captadas pelo Solar Dynamics Observatory (SDO), lançado para o espaço no passado dia 11 de Fevereiro. O SDO consegue captar imagens com uma qualidade dez vezes superior a uma televisão de alta definição e poderá esclarecer os especialistas sobre os efeitos solares no clima da Terra
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
5:23 p.m.
0
comentários
25 DE ABRIL - PARA NUNCA ESQUECER
FESTEJEMOS SEMPRE O 25 DE ABRIL AINDA QUE NEM TUDO
Publicada por
A. A. Barroso
à(s)
12:25 p.m.
0
comentários




