30 abril 2010

EU SIGO O MEU PLANO E SOU FIEL A ELE


O primeiro-ministro José Sócrates disse hoje no debate quinzenal na Assembleia da República que “o dever de um Governo face a um ataque especulativo é manter-se firme no plano que apresentou em Portugal e internacionalmente”, referindo-se aos grandes investimentos públicos na alta velocidade, no novo aeroporto e nas concessões rodoviárias.







«»


ANTES SEGUIR QUEM SABE O QUE QUER

E PARA ONDE VAI
Mas sobre o tema e coisas afins
Ler
Pedro Lains, que sabe disto muito mais que nós

29 abril 2010

O PEC JUNTOU KOTAS ExJOTAS


Nada como a crise e o PEC para que kotas ex-jotas nascidos e crescidos politicamente na mesma cor afinem nostalgias e se entendam mais cedo do que era expectável. Não foi gratuitamente, muito menos em vão, que Maria Cavaco coleccionou presépios nos aposentos presidenciais em Belém. Se foi para o Belenenses não ir hibernar na Liga Vitalis, falhou. Se pretendia juntá-los, contra todas as ameaças e promessas, acertou. Depois de Cavaco ter iniciado campanha eleitoral no 25 de Abril, numa parasitária boleia da gesta dos honrados capitães, então vale tudo. Venha, agora, o papa.
Não vai aqui nenhuma crítica ao facto deste entendimento. Pelo contrário esperamos que resulte em profícuos resultados!

28 abril 2010

O AGUIAR VERMELHO

Este ano passei um mau bocado a tentar explicar o 25 de Abril ao meu filho. Comecei por dizer o que são os partidos, o que os diferencia e de repente, na cerimónia da assembleia, aparece Aguiar-Branco a citar Lenine, a elogiar a música do Zeca e do Sérgio, e a criticar a direita por não falar em povo. O meu filho aproveitou logo para me contrariar e disse que o PSD afinal era comunista. E acrescentou, com ar de quem tem um argumento definitivo, "ele até tem um cravo no casaco!" Entretanto, Cavaco elogia Salgueiro Maia, fala em desigualdades sociais e critica os chorudos ordenados dos administradores. Senti o olhar de gozo do meu filho, que me perguntou, "o presidente não é do PSD?" "Acho que sim", respondi, já sem ter a certeza de nada. Depois tive um trabalhão a convencê-lo de que aquilo era jogo político e no fundo a tentar provar-lhe que o pai não era um ignorante. Pois bem, não é que aparece Paulo Portas a estragar tudo ao dizer "eu até frequento o povo." Acho que não vou conseguir convencer o meu filho de que não é o CDS que organiza a Festa do Avante. Quando apareceu o Passos Coelho, de cravo na lapela, nas cerimónias do 25 de Abril que ele próprio instituiu na Câmara de Vila Real, disse-lhe logo com voz grossa: "Não, ele é mesmo liberal. Está ali porque quer privatizar o 25 de Abril!" Mas na notícia do sindicato a querer ilegalizar uma greve de patrões, desorientado, desliguei a televisão. "Papá, quero ver a Lua Vermelha." Assim fizemos, e aí sim, finalmente consegui explicar ao meu filho o 25 de Abril.no i

A CRISE AOS ACCIONISTAS

Como diria António Mexia, o melhor dos nossos gurus a teorizarem (e a praticarem em proveito próprio) o processo de acumulação capitalista por via das remunerações dos gestores, transformando-os de assalariados em pessoas ricas, passando ao lado dos escrúpulos próprios das ricas pessoas, a crise não é para ser questionada na praça pública nem sequer opinada, é uma decisão que compete exclusivamente aos accionistas (FMI, BCE, empresas de rating etc).

MESMO QUE VOCÊ POSSA O PAÍS NÃO PODE

Guilherme Sanches disse...
Maldita crise, bendita crise.Maldita crise que nos atola no charco da macroeconomia universal e nos obriga a perversas subserviências.Bendita crise que... basta ver os lucros descomunais dos macro-grupos que também eles atolam as nossas economias domésticas sem nos dar oportunidade sequer de escolhermos a ficha onde ligamos a máquina de café da manhã.Por volta de 74, corria em Espanha um slogan impresso em grandes outdoors que me marcou:"MESMO QUE VOCÊ POSSA, O PAÍS NÃO PODE"
Mas nós podemos sempre! Se não é a pronto é a crédito e se não é amanhã, por que não já hoje, se há sempre quem vai ganhar com aquilo que nem precisamos e que por um momento chegámos a pensar que não podíamos...E o País, que unidade de medida é essa, que tem de decretar os valores que nos deviam sair da alma?

É tão bom viver em Tebosa...


Com a devida vénia

UM COMUNISTA RADICAL COM AURA DE SANTIDADE

Drag and drop meDrag and drop me O CARVALHO SECOU Ouvi ontem com muita atenção a conversa entre Carvalho da Silva e Miguel Sousa Tavares. Um dúvida me assalta. O eterno dirigente da confederação sindical acredita mesmo no que diz? Ou o que tem vindo a aprender é para ficar guardado na caixinha das coisas académicas sem importância? O homem andou pelas sociologias enquanto ía dirigindo os trabalhadores, não foi? Como não nos passa pela cabeça que o tenha feito nas horas dedicadas às classes trabalhadoras, fica-nos a certeza de que estamos perante alguém com capacidades intelectuais superiores. Mas esta entrevista, e muitas outras opiniões avulsas, revelam-nos uma inacreditável incapacidade de perceber a realidade. Com doutores destes não vamos longe. Digo eu, que não sou sociólogo.Link

27 abril 2010

SOLIDARIEDADE COM BALTASAR GARZÓN

A amnésia para com os crimes das ditaduras não passará!
A forma seguidista como o Supremo Tribunal de Espanha está a pactuar com os fascistas da Falange, tentando inculpar o juiz Baltasar Garzón por este ter “ousado” considerar os crimes do franquismo e atender às pretensões dos familiares das vítimas em darem sepultura condigna aos fuzilados às ordens de Franco, continua a desencadear ondas de indignação. As Associações para a Recuperação da Memória Histórica entregaram um manifesto de apoio a Garzón que, pela internet, já recolheu 100.000 assinaturas. E, no próximo sábado, em Madrid, os que não faltam na solidariedade a um juiz que se recusou a pactuar com a amnésia perante os crimes do franquismo, vão concentrar-se numa manifestação contra a “impunidade do franquismo”, em que serão oradores o cineasta Pedro Almodóvar, a escritora Almudena Grandes e o poeta, comunista e antigo prisioneiro do franquismo Marcos Ana.
Ver um post da A Teixeira sobre o assunto

26 abril 2010

O NABO E O RASPUTINE DA MARMELEIRA

Pela primeira vez, hoje, não resistimos à curiosidade de observar pela TV uma sessão da famigerada Comissão de Ética (?!) da A.R., criada sob os auspícios da dupla Madame Manuela Leite/Pacheco Pereira, porventura a "obra" mais emblemática que marcará a passagem dessas figuras sinistras pela vida política portuguesa como símbolo do seu modus operandi e da sua filosofia sobre o confronto de ideias e a disputa democrática do poder: se não puderes vencê-los com argumentos... rebenta-lhes com o carácter; se não for a bem vai a mal.
Claro que esse equívoco político do PSD que foi MFL e comparsa, já em fase de aposentação, deixou no activo o seu Rasputine da Marmeleira (cujos conselhos a terão conduzida à desgraça que se conhece) o qual continua operacional e com o pretenciosismo de sempre, disposto a mostrar a sua personalidade de abelhudo, agora na tal comissão onde levanta questões, em pose de grande senhor, querendo fazer sentir que só daquela cabeça iluminada poderiam sair questões tão complexas quão pertinentes. Mas, pelo que nos foi dado observar através da TV em directo, é caso para dizer que a cada cavadela de Pacheco... nem uma minhoca saía. Apenas a demonstração de uma mente doentia que, pelas atitudes persecutórias, revela bem a sua formação maoista-estalinista com aquele pendor totalitário e policiesco dos próceres albaneses que eram alvo da sua veneração pouco tempo antes de adesão ao PPD/PSD e ao bem-bom da burguesia. Claro que tais doenças são incuráveis e a moléstia manifesta-se intermitentemente. E como é um infiel instalado em terreno de crentes, nem a visita do Papa ou as preces de Manuela operarão milagres. Um caso perdido.
Outro que apareceu, mas a depor, foi o Vara que aparentou querer carregar sobre os seus frágeis ombros todos os pecados do PS, sempre pronto a fazer depoimento sobre qualquer matéria que envolvesse o partido, nomeadamente acerca de assuntos da esfera governamental, quando deveria ter dito que não sabia nem tinha que saber, em vez da dúbia expressão "não tenho na ideia de..." repetida até à exaustão tentando responder às perguntas formuladas. Parecia querer vangloriar-se da sua polivalência e da forma abrangente como domina e dele parece depender toda vida do PS, numa clara demonstração das fraquezas de um partido que passa a imagem de ser representado por um nabo como ele... Fica-se com a sensação que a PS se cristaliza no Vara e ali acaba.
Outra curiosidade foi a presença de dois jovens inquiridores do PCP, muito diligentes e eficazes, de voz maviosamente mansa e sacaninha, dominadores da técnica das interrogatórios, mais parecendo profissionais de polícia porventura já adestrados para inquirições das futuras NKVD e KGB do PCP no poder, para cuidarem da saúde dos reaccionários quando chegar a hora dos amanhãs que cantam da revolução comunista, do que meros deputados em funções de numa democracia burguesa. Muito interessante... Uma revelação! Não uma surpresa...

EXPLORAR AS POTENCIALIDADES DO MAR

Por falar nas "potencialidades desse imenso mar" (aspectos do Programa do XVIII Governo)
a) Afirmar os portos nacionais como porta atlântica da Europa, desenvolver o transporte marítimo e aumentar a carga movimentada em 50%;
b) Criar e internacionalizar a Marca «Portos de Portugal»;


c) Reforçar a integração dos Portos com as cidades e populações;e) Garantir a sustentabilidade do sistema logístico;f) Modernizar o Modelo de Governação e reforçar a Segurança.

d) Desenvolver iniciativas de sensibilização para o mar, com especial incidência nos jovens, para fomentar a identidade marítima dos portugueses, incluindo a valorização da cultura marítima nos projectos escolares;
e ainda:
a) Dinamizar a execução da Estratégia Nacional para o Mar, promovendo a mobilização dos sectores científicos e empresariais, ligados ao mar, e da sociedade civil em geral, assente na promoção do crescimento económico, numa visão integrada sobre os vários sectores, no princípio do desenvolvimento sustentável e da preservação da natureza, e assumindo o enquadramento internacional das políticas, em especial ao nível da Política Marítima Europeia. O Governo desenvolverá um programa nacional de aproveitamento do espaço marítimo, que promova a exploração científica e económica do mar, solo e subsolo marítimos;

O DESCARAMENTO DE ALGUÉM

Quem ouve agora Cavaco Silva falar de Salgueiro Maia e até a fazer suas as palavras do grande militar de Abril até pode ficar a pensar que Cavaco Silva sempre foi um grande admirador do capitão de Santarém. Não foi e é bom que os mais novos saibam que este mesmo PR que em pré-campanha usa Salgueiro Maia é o mesmo que quando foi primeiro-ministro recusou a Salgueiro Maia a pensão que deu a um “pide”. É uma pena que agora em vez de usar as expressões de Salgueiro Maia Cavaco não use as do “pide” a quem deu a pensão pelos seus relevantes serviços à pátria.

25 abril 2010

A TORRE DA MINHA IGREJA

IGREJA VELHA E IGREJA NOVA
DA VILA DE SALTO

NOVAS IMAGENS DO SOL

NASA revela novas imagens do Sol
Fonte: YouTube A NASA revelou as primeiras imagens do Sol captadas pelo Solar Dynamics Observatory (SDO), lançado para o espaço no passado dia 11 de Fevereiro. O SDO consegue captar imagens com uma qualidade dez vezes superior a uma televisão de alta definição e poderá esclarecer os especialistas sobre os efeitos solares no clima da Terra

25 DE ABRIL - PARA NUNCA ESQUECER