27 novembro 2010

AINDA A DITA GREVE GERAL...

o Bernardino coreano                                                                                                                                                                                                                           



A principal razão da desvalorização de greves e manifestações prende-se com os objectivos dos próprios promotores destas iniciativas. Sindicalismo e partidos entendem estas acções como um dos argumentos, entre outros, de uma negociação em curso ou pretendida. Ou seja, já não há nada de revolucionário numa greve geral. Ninguém quer deitar abaixo o governo ou sequer abalar minimamente o poder. Tudo o que se pretende é conquistar um fugaz tempo de antena.
Daí que a potência subversiva dos actos tenha sido substituída pelo jogo de palavras e, sobretudo, por uma evidente manipulação dos factos. A greve geral não foi geral, mas, como já é hábito, somente de parte da função pública. Essa parte, transportes, escolas e hospitais, pela perturbação que provocam criam a ilusão da grande adesão. A função pública é hoje a carne para canhão dos sindicatos. O destino é a morte certa.
Os sindicatos e os partidos que os apoiam tornaram-se mestres neste tipo de imposturas. Com uma força social e política diminuta servem-se destas irrisórias manobras mediáticas para iludirem a sua irrelevância, o seu desgaste e arcaísmo.  O Partido que mexe os cordelinhos destes eventos é o PCP, seguidor e venerador do Partido Comunista da Coreia do Norte onde a palavra greve parece que até do dicionário terá sido banida... Mas o melhor foi esse PC coreano (que o pequeno Bernardino adora...) ter   imposto  um curioso regime comunista de raiz monárquica,  onde  um filho do Presidente do PC norte-coreano acaba de ser nomeado chefe do partido por direito sucessório...  Quem sabe se a adoração do pequeno Bernardino tem a ver com a hipótese que acalentará de lhe caber a sucessão da chefia do PCP por falta de herdeiros hábeis do Avô Cantigas?!... 






ANA MONTANA

O ÍDOLO DA MINHA NETA CONSTÂNÇA

POBRETES DE MÃOS LARGAS







Os portugueses são mesmo um povo com um grande coração... Não podem ver ninguém com frio que lhe oferecem logo o casaco. A Grécia teve problemas? Emprestámos-lhe logo dinheiro que não tinhamos!  Irlanda está com as calças na mão? Emprestamos outra vez o que não temos: 1500 milhões. Claro que isso faz subir o défice, faz subir os juros da dívida soberana do país e vai obrigar a mais austeridade. Não pensem que não somos sensíveis aos problemas dos Irlandeses, mas quem vai ser solidário com os nossos? Já se viu que isto assim não tem solução e só tende a agravar-se. Quando é que os PIGS se unem e vão dizer à Merkle que assim não pode ser? Que não faz sentido o BCE emprestar dinheiro à banca para depois ela o emprestar a nós com juros 4 ou 5 vezes maior. Que não faz sentido que a Alemanha, o paladino da defesa da moeda, nos critique pelo valor do défice num dia para  vender submarinos ao Paulo Portas para os quais não temos   dinheiro para os pagar no dia seguinte...

O PACHECO






O Pacheco Pereira tem um programa em que afirmava que, "Do que não ouço, não vejo, nem leio, não falarei". Então porque raio é que não se cala também quando não sabe.
Ouvi-o na Quadratura do Circulo fazer mais um brilhante momento de informação quando se prenunciou sobre a Cimeira da NATO. Que tenha elogiado o Novo Conceito Estratégico", que passam a permitir à NATO actuar em qualquer parte do mundo, bombardear e invadir um qualquer país só por razões económicas passa a ser legal. (Sabe-se, interesses económicos de quem), ainda é uma opção que fica na pele de de cada um. Quando resolve falar da Segurança da Cimeira, já não dá uma opinião, diz falsidades. Pode ter lido, pode ter ouvido, mas não viu de certeza o que aconteceu. Acusar, só porque para onde vai a NATO vai a violência, aqueles jovens e outros menos jovens, aquela senhora irlandesa com 83 anos e uma bandeira da paz nas mãos e que insistiu que era ali que queria ir, de serem arruaceiros e violentos é falso. Afirmar que só a acção da policia, obrigando-os a manifestarem-se como gado acossado num redil, sem nunca ter antes, durante ou depois realizado qualquer acto violento, é uma cato de ignorância, e/ou desonestidade, e/ou capacidade intelectual. Eu sei porque estava lá.


COISAS DA BARBEARIA DO Sr LUIS

Revigoradas pela greve geral, as nossas colaboradoras voltam a espevitar-se para o quadro de honra.
Nesta semana e pela enésima vez, Petroska Coelhona, um russa pela parte materna e italiana do lado paterno, ocupa o lugar de destaque pelos serviços de qualidade dispensados à nossa clientela assídua.
Petroska esparja-se, e nós com ela, cada vez que enfia na cabeça o barrete laranja que a faz sentir-se adolescente amada, predestinada às brincadeiras da dominação, arte em que consegue dar a volta por cima embora continue a ser endrominada por baixo.
Estas práticas conhecidas nos meios pedicuros como entreténs, afagam-lhe a alma e a vaidade e ela, espasmando-se, angaria mais e mais clientela que transforma esta barbearia em prosperidade do patrão.
Por isso é a escolhida para colaboradora da semana.

DE BOAS INTENÇÕES...








Esta foi a semana em que os irlandeses explicaram que não eram gregos, que os portugueses explicaram que não eram irlandeses, que os espanhóis proclamaram que não eram portugueses e que os italianos tentaram que ninguém lhes perguntasse se não eram espanhóis!
A semana acabou com a Irlanda a recorrer ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira e com a chanceler alemã a declarar o euro em sério risco face à hipótese de novos pedidos do mesmo tipo!
Choca que ninguém tenha lembrado que somos todos europeus e que só por essa via é possível evitar o terrível "efeito dominó" que coloca agora as duas economias ibéricas na primeira linha da mira dos famigerados mercados financeiros!
Com efeito, os casos grego e irlandês reportam-se a dois países que representam cerca de quatro ou cinco por cento da economia da Zona Euro, levando à mobilização de cerca de 200 mil milhões de euros do dito Fundo. Mas, se o efeito de contágio atingir Portugal e, sobretudo, a Espanha, estaremos já a falar de países que, no seu conjunto, se aproximam dos 20 por cento da economia da Zona Euro, e só a Espanha poderia exigir a mobilização da totalidade das verbas europeias alocadas para esse efeito em Maio passado...
A resposta titubeante e descoordenada dos governos europeus, a pressão dos mercados e a contínua erosão da posição dos países mais expostos já deveria neste momento ser mais do que suficiente para que se percebesse que o quadro de reacção definido em Maio se mostra insuficiente e desadequado.
Nesta conjuntura, persistir na questão do mecanismo de reestruturação das dívidas soberanas, em caso de impossibilidade de satisfação por parte de um dos Estados-membros do euro, sem caracterizar os fundamentos desse mecanismo para além do enunciado de um vago princípio de co-responsabilização dos privados detentores dessa dívida, só agrava a situação. Mesmo afirmando que tal co-responsabilização só operaria plenamente no caso de novas dívidas contraídas após 2013, tal não impede que, por antecipação, os investidores se desfaçam da dívida soberana dos países considerados em risco... com os efeitos que estão à vista de todos!DN-António Vitorino

26 novembro 2010

MAMÕES DA MADEIRA






O líder da bancada do PSD, Miguel Macedo, lamentou hoje a violação da disciplina de voto por parte dos deputados sociais-democratas da Madeira, mas escusou-se a adiantar a aplicação de eventuais sanções aos parlamentares."Não queria tirar esta questão do plano em que eu acho que ela deve estar, que é o plano da responsabilidade política. São matérias de foro interno e, nesse foro interno do grupo parlamentar, discutiremos essa matéria", afirmou Miguel Macedo aos jornalistas, na Assembleia da República.
Claro que dos Ciganos mamões da Madeira tudo se pode esperar...

ACABARAM OS BONECOS...




O “Contra-Informação”, programa de sátira política exibido há quase 15 anos na televisão pública, acabou. A RTP não renovou para o próximo ano o contrato com a Mandala, produtora do programa, e os bonecos de “Acabado da Silva” e “José Trocas-te” vão deixar de aparecer na estação pública.
Os bonecos da sátira política chegaram à televisão portuguesa em 1992
“Acabou”, confirmou Nuno Artur Silva, que ao lado de Rui Cardoso Martins e José de Pina, foi autor da ideia original do “Contra-Informação”.
Foi um programa de crítica política e social que marcou uma época mas que, na verdade, já estava esgotado.
Aguardemos que a criatividade da equipa da MANDALA nos traga coisas novas...

25 novembro 2010

UNIÃO IBÉRICA? SIM!




Maria de Medeiros defende União Ibérica-  A actriz e cantora Maria de Medeiros defendeu hoje a união de Portugal e Espanha num estado ibérico, porque "a união faz a força".
Maria de Medeiros, de 45 anos, falava numa conferência de imprensa para anunciar o recital que vai dar na sexta-feira na ilha de La Palma (Canárias) e sublinhou que "está na hora" de fazer a união dos dois países num único estado, visto que "as identidades culturais e linguísticas estão muito definidas e, além disso, a união faz a força".
Na opinião da actriz, os dois países "têm tantas coisas que os unem e tanta riqueza cultural em cada uma das suas regiões que devemos tentar a união".
Sou um entusiasta da União Ibérica porque limitados a esta quintarola de meia dúzia não passamos de "Caseiros" de uns quantos  terratenentes e usurários cuja pátria é o dinheiro ganho à custa da pobreza, não temos horizontes para fugir desta vil tristeza...
VIVA A UNIÃO IBÉRICA!!!!
ABAIXO OS RANHOSOS DO 1º. DE DEZEMBRO

LISBOA ANTES DO TERRAMOTO






Foi em cima destas ruínas que renasceu uma Lisboa de ruas largas e geométricas na Baixa, tal como conhecemos agora. A cidade erguida da catástrofe - cujos trabalhos de reconstrução foram dirigidos por Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro Marquês de Pombal - sepultava assim muitos vestígios da antiga, descrita nos textos da época como caótica, cujas ruas e becos não obedeciam a qualquer plano prévio. Descreviam-na ainda como nojenta (as bacias com dejectos eram despejadas no Tejo) e contava-se queestava sempre a ser fustigada por incêndios.
Documentos, gravuras, litografias ou mapas perpetuaram a memória da cidade desaparecida, que foi sendo resgatada em projectos de investigação. Há cinco anos, na passagem dos 250 anos do terramoto, o Museu da Cidade quis ir mais longe e iniciou a recriação virtual a três dimensões da cidade pré-pombalina. Hoje, às 19h, faz-se a apresentação pública dessa reconstituição, com o presidente da câmara, António Costa, e a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto. Em quiosques multimédia, os visitantes podem agora reencontrar a Lisboa à beira do terramoto e cruzar-se com edifícios e algumas das zonas mais marcantes da cidade. Quem quiser pode visualizar as reconstituições rodando-as 360 graus. Ou ainda ver vídeos que reconstituem percursos - por exemplo, uma vista panorâmica da cidade, a frente ribeirinha,ou a Rua Nova dos Ferros.in PÚBBLICO 


24 novembro 2010

AVE MARIA -Placido Domingo & Michael Bolton - Nana Mouskouri

París - "La Boheme" (Charles Aznavour)

Charles Aznavour - Mourir d'aimer

Charles Aznavour - Isabelle

La vie en rose - Louis Armstrong

O CASAL DA MODA

casal coelho


CIMEIRAS E OS TRILARÓS





A comitiva da Geórgia - que esteve presente na cimeira da Nato em Lisboa para formalizar a adesão do país à organização- contratou 80 prostitutas que protagonizaram uma festa na sexta-feira de madrugada no hotel onde a comitiva esteve alojada, avançou o “Correio da Manhã”.
A presença destas prostitutas foi revelada quando ocorreu um problema com uma das mulheres. O caso não foi revelado, mas ficou registado como um incidente e obrigou à identificação da mesma por parte das autoridades responsáveis pela segurança da cimeira.
A festa envolveu também alguns elementos da comitiva da Arménia, mas acabou por não durar muito tempo, uma vez que, comitiva francesa - incluindo o presidente francês, Nicolas Sarkozy- manifestaram incómodo pelo barulho provocado pela festa georgiana, o que provocou o fim da festa mais cedo do que o previsto.
Quando os responsáveis do hotel se deram conta do que estava a acontecer manifestaram o seu desagrado à comitiva, que prontamente resolveu a situação com a descrição necessária.
De acordo com o jornal, o hotel é um dos mais luxuosos do país e é escolhido para alojar alguns dos importantes chefes de Estado presentes na cimeira.i



QUEM NÃO SABE FAZER MELHOR BAIXA SALÁRIOS...





Na opinião de José Silva Peneda, que era ministro quando houve a greve geral de 1988, “rever a legislação laboral não é prioridade, neste momento, no país”, segundo declarações à rádio TSF. Além disso, não acredita que “seja à custa de baixar salários que vamos aumentar a competitividade. Não é pela área dos direitos dos trabalhadores, isso será um erro”, disse hoje, reafirmando a ideia que deixou ontem no programa Prós e Contras, de RTP.
“Seria muito fácil esse tipo de terapia, mas não é por aí, não é por aí. Os problemas de competitividade da economia portuguesa não têm a ver com menos direitos para os trabalhadores. Tem outros factores muito mais importantes”, acrescentou. Entre estes, destacou “a organização das próprias empresas, como sejam os custos do contexto”, referindo-se por exemplo à água e à energia.
José Silva Peneda, que foi ministro do Trabalho, e depois do Emprego, nos dois governos de Cavaco Silva que completaram as respectivas legislaturas, considera também que a greve geral de amanhã deverá ter uma “adesão significativa”, e considera que deve haver uma “reflexão acerca de problemas vários e de como é que se pode mobilizar as centrais sindicais e as entidades patronais para um esforço de convergência em relação àquilo que é fundamental e essencial”. in Público





23 novembro 2010

E...OS VERMELHOS GANHARAM





A União Europeia,  depois das crises da Grécia, da Irlanda e de Portugal, com a Espanha já a estrebuchar,  poderá caminhar  a todo o vapor rumo à extinção? Os entendidos dizem que sim!...
Mas Portugal vai parar  dia 24 na greve geral convocada pela CGTP do Partido Comunista que é seguida pela UGT de ninguém (...) Mas a questão que se coloca é outra: no dia seguinte  aos rituais comunistas muda alguma coisa? E o quê?
Os vermelhos da CGTP/PCP terão conseguido os seus intentos...  vão-se a eles... e ainda escrevem mais uma página do processo da gloriosa e imparável tomada do poder pela "classe operária".
 E não muda nada para melhor... Estaremos, ao fim e ao cabo mais frágeis e mais pobres...  e a situação do pessoal trabalhador mais vulnerável e à mercê dos predadores...  Aliás foi  comovente ouvir ontem alguns dirigentes de organizações patronais a emprestar o seu  apoio quase entusiástico ao direito dos trabalhadores à greve... Coitados dos trabalhadores!...

COISAS DO INIMIGO PÚBLICO

FMI aparece a fazer de Deus no anúncio da Nespresso e Sócrates é obrigado a dar-lhe todas as cápsulas de dinheiro...
O novo anúncio da Nespresso já reproduz as actuais dificuldades de Portugal junto dos mercados.
José Sócrates sai de São Bento, a sua boutique de dinheiro, e apanha um táxi. John Malkovich, responsável pelo FMI, diz a Sócrates que as cápsulas de dinheiro acabaram lá em cima. O primeiro-ministro agarra-se ao saco das cápsulas com medo mas acaba por ceder. José Sócrates ainda tenta enganar o FMI ao dar só uma parte das cápsulas de dinheiro mas Malkovich abana o saco e repara que foi enganado. Depois de algumas ameaças, o FMI consegue obter o resto do dinheiro. O anúncio acaba com José Sócrates abandonado e sentado nas escadas de São Bento, desprovido de todas as suas cápsulas de dinheiro, o seu maior vício. JH Inimigo Público
Não sabemos se o sr Nabeiro poderá fazer algume coisa...





HAVIA MESMO PLANOS DOS E.U.A.PARA INVADIR OS AÇORES!!!

A suspeita existia há anos entre os historiadores e era um dos aspectos obscuros do papel dos Estados Unidos durante a Revolução portuguesa (1974-76). Teriam os Estados Unidos pensado invadir os Açores, onde tinham e têm uma base nas Lajes? Finalmente, há uma resposta. E é sim: o Departamento de Defesa tinha planos para “ocupar” as ilhas se o país caísse sob controlo dos comunistas ou da esquerda radical.
Kissinger foi um dos intervenientes que mais pressão fez sobre a diplomacia portuguesa para que o país não caísse numa democracia directa após a revolução in PÚBLICO

O MATERIAL QUE NÃO CHEGOU

FICA P'RÁ PRÓXIMA

Quando, quando, quando.

22 novembro 2010

Favorite Artists: Amedeo Modigliani

Chagall

OS DOIS!!!!!!!!!!!!

OS DOIS NUM IMPASSE

OS NOVOS PÁRIAS


Na Índia antiga, “pertenciam à casta mais baixa, sendo segregados pela sociedade e privados de todos os direitos religiosos.”
Ao contrário dos homónimos indianos, os párias de hoje vivem em sociedades evoluídas e não são marginalizados pela sociedade. Pelo contrário, sentam-se à mesa do orçamento, e regalam-se com tudo o que a sociedade lhes oferece: educação, saúde, bem-estar, etc.
Infelizmente, a sua retribuição oscila entre o diletantismo e a anarquia, pois gastam todas as energias a contestar a autoridade democrática e a pôr em causa o regular funcionamento das instituições de que beneficiam. Na subversão dos valores da liberdade, a demagogia mediática é o seu principal aliado.
Claro que são contra a Nato, contra a Europa, contra o Euro, contra, contra…
No final, são apenas contra a liberdade.
Depois de escrever o texto acima, descobri isto:
"Vinte anos depois, ...o que se mantém igual é a capacidade do PCP para criar e manter organizações fantasmas, como o MDM, o Escutismo Alternativo e o Conselho Português para a Paz e Cooperação que fazem os seus poucos militantes parecerem muitos. Igual continua também a serventia ideológica da CGTP ao PCP – manifestando-se invariavelmente esta central sindical contra tudo o que, como a NATO, represente o Ocidente. Não deixa de ser repugnante que delegados da CGTP participem nas celebrações do 1.º de Maio em Cuba, e note-se que essas celebrações só têm o lado do apoio ao regime, enquanto em Lisboa e por esse mundo democrático fora, delegados da CGTP contestem condições laborais que nos paraísos socialistas nem nos melhores sonhos se concebem ser possíveis.
Enfim, sábado, lá voltaremos ao folclore do “Paz sim! NATO não”. Mas convém que se perceba que a coisa só tem graça enquanto se mantiver assim folclórica. Tipo versão portuguesa do Goodbye Lenine em que os protagonistas representam o papel de contestatários a um sistema que os institucionalizou e que suspeito que não trocariam por nenhum outro."
posted by José Ferreira Marques @ 20.11.10

21 novembro 2010