24 novembro 2010

QUEM NÃO SABE FAZER MELHOR BAIXA SALÁRIOS...





Na opinião de José Silva Peneda, que era ministro quando houve a greve geral de 1988, “rever a legislação laboral não é prioridade, neste momento, no país”, segundo declarações à rádio TSF. Além disso, não acredita que “seja à custa de baixar salários que vamos aumentar a competitividade. Não é pela área dos direitos dos trabalhadores, isso será um erro”, disse hoje, reafirmando a ideia que deixou ontem no programa Prós e Contras, de RTP.
“Seria muito fácil esse tipo de terapia, mas não é por aí, não é por aí. Os problemas de competitividade da economia portuguesa não têm a ver com menos direitos para os trabalhadores. Tem outros factores muito mais importantes”, acrescentou. Entre estes, destacou “a organização das próprias empresas, como sejam os custos do contexto”, referindo-se por exemplo à água e à energia.
José Silva Peneda, que foi ministro do Trabalho, e depois do Emprego, nos dois governos de Cavaco Silva que completaram as respectivas legislaturas, considera também que a greve geral de amanhã deverá ter uma “adesão significativa”, e considera que deve haver uma “reflexão acerca de problemas vários e de como é que se pode mobilizar as centrais sindicais e as entidades patronais para um esforço de convergência em relação àquilo que é fundamental e essencial”. in Público





Sem comentários: