13 março 2010

CAMARADA ESTALINE VESTE DE LARANA





Ricardo Costa na SIC-Notícias:
"O camarada Estaline está vivo e veste de laranja".

.
A sovietização do PSD. De Francisco Almeida Leite (e de onde pedi emprestado o cartaz brilhantemente escolhido para ilustração).
.Sobre a lei da rolha. De Carlos Abreu Amorim.
.Asfixia democática no PSD. De André Azevedo Alves.
.Uma aprovação norte-coreana. De Nuno Gouveia.
.Mancha deplorável. De Luís Rocha.
.Quo vadis PSD? De António de Almeida.

Marcelo Rebelo de Sousa foi ao congresso para dizer que o PSD deve apoiar Cavaco Silva.Santana Lopes foi lá recordar o episódio da boa e da má moeda. E a personalidade mais citada no Congresso é José Sócrates... Pudera! Esse congresso, apressado e mal amanhado, teve como óbvio objectivo continuar em conclave caseiro o tiroteio que os inefáveis combatentes pela causa do "tacho" têm realizado a todos os níveis porque, de facto, o principal obstáculo para chegarem à área dos aprovisionamentos é Sócrates, um homem obstinado e duro de roer. Para o efeito até Marcelo (que parece uma autêntica bicha-de-rabiar) desceu do seu púlpito para chamar nomes feios ao adversário político(revelando a sua má-educação e falta de princípios - um bardina de baixo coturno - Essas eminências estão a enterrar o velho PPD/PSD. E os portugueses não são parvos quato eles os julgam e distinguem quem tem credibilidade e quem não a tem...

.Mas.. recapituando e acrescentando, .Marcelo está em repouso, Santana está inclinado, Jardim teme ser raptado, Machete tem mais que fazer.Estão todos danadinhos para Pensar Portugal. .Mas...Ferreira Fernandes, O fim-de-semana que tanto tardou:

-Ele é tudo isso. Mas para esse tudo a democracia inventou um remédio: a alternativa. Por que raio os da alternativa não arranjaram um fim-de-semana mais cedo (houve 78, em ano e meio)? Estranho não se apressarem a salvar o país. Mas está bem, também dou de barato: este fim-de-semana é que é.’

.E... diz Pedro Adão e Silva, O dilema de Passos:
‘-Ora aqui os interesses de Cavaco Silva colidem com os interesses de Passos Coelho. Enquanto Cavaco quer tudo menos turbulência política até às presidenciais, Passos precisa de eleições quanto antes. Se procurar precipitar uma crise política, Passos corre o risco de ser desautorizado desde Belém; se esperar até daqui a um ano e meio, corre o risco de ser politicamente desfeito pelos seus pares.

.E...É bonito ver o discurso cavaquista de apelo à unidade do PSD. Curiosamente, foram os mesmos que excluiram personalidades como Miguel Relvas e Pedro Passos Coelho das listas de candidatos a deputado.’

.Parece que foram várias as vozes que no congresso alertaram para o risco de precipitar uma crise política. Sentido de responsabilidade? Não, puro oportunismo político, o receio de uma crise política tem mais a ver com o medo de perder as eleições do que com o interesse nacional. O PSD é fiel ao seu programa político, rege-se mais por sondagens do que po princípios e projectos políticos. (Projecto político? Há quanto tempo se foi Sá Carneiro...) Mas... Sobre asfixia democrática... Não percam... e















MAGALHÃES - UM PESADELO




Faço uma sugestão a essa comissão de inquérito, se ela for aprovada pela Assembleia da República: que, no âmbito das suas actividades, averigue os impactos positivos do Magalhães", afirmou.O Ministro falava em Famalicão no final da sessão de abertura do 12.º Congresso Nacional dos Arquitectos que vai decorrer, até sábado, na Casa das Artes em Famalicão.Questionado pelos jornalistas sobre a proposta de criação de uma Comissão de Inquérito ao processo de distribuição do Magalhães, o governante defendeu que é preciso averiguar "o que significa distribuir 400 mil computadores às crianças em termos de criação de uma cultura tecnológica, e em termos do futuro do país".Frisou ainda que o Magalhães "gerou competências próprias em empresas portuguesas, permitiu a criação de 400 postos de trabalho e projectou o nome do país no estrangeiro, dando-lhe uma imagem de desenvolvimento e progresso".
O PSD, no longo tempo que acupou o poder nunca deixou nada, marca indelével, lembrança positiva da sua passagem. Tem deixado penas uma massa informe de boyada rapace que uiva e se baba quando lhes chega às narinas os odores do tacho. O que os outros fazem de positivo é visto por essa alcateia como um entrave ao seu acesso à dispensa, tudo fazendo para o desvalorizar. É mesmo aflitivo observar esses comportamentos de hienas esfaimadas... Esgotam-se no bota-a-baixo e ficam-se numa espectativa doentia esperando que as maiores desgraças se abatam sobre o País para delas tirarem proveito. E se as desgraças não surgem procuram criá-las. O que esta trupe inquisitória merecia era uma varridela eleitoral!!! Para já carregam com o pesadelo magalhães...E, entretanto, gente sem vergonha na cara, aproveitam as circunstâncias para se arvorarem em defensores da ética. Sabe lá essa gente o que é isso!!!

UM FUNERAL


O Inimigo Público, 12.03.2010
Com toda a franqueza: alguém consegue imaginar o governo deste país presidido por Aguiar Branco, Passos Coelho ou Rangel? Valha-nos Santa Ana, digo, Santana...

UM PRESIDENTE SEM GRANDEZA

O país político vive há muitos meses, anos mesmo, nas nuvens, perdido nos labirintos das inutilidades em que se concentra, distanciando-se cada vez mais do país real (aquele que numa sondagem, hoje divulgada, da Universidade Católica, dá 41% de intenções de voto no Partido Socialista). Há meses que o país político concentra a sua atenção num negócio entre empresas privadas, como se o destino dos portugueses daí dependesse: a compra pela PT de 35% do capital da TVI à Prisa. O Parlamento esgota-se em Comissões de Ética e em Comissões de Inquérito à procura do "pecado original". Até Presidente da República, na entrevista de ontem, disse, com ar cândido: "numa sociedade democrática a compra de uma televisão não pode deixar de ser transparente. Não só não pode acontecer sem o conhecimento do governo, como sem o conhecimento da opinião pública. Deve ser uma operação muito transparente". Enquanto o país político se entretinha com as tretas do costume, na sexta-feira passada, um fundo norte-americano, o Liberty Acquisition, adquiriu a maioria do capital da Prisa e, em consequência, da TVI. Para tal, não foi necessário o "conhecimento do governo", nem o "conhecimento da opinião pública". As regras de mercado não se compadecem com a hipocrisia política reinante. E Cavaco Silva, pessoa que está tão talhada para o exercício do cargo que ocupa como um caracol para vencer uma maratona, ainda ontem naquele arremedo de entrevista no seu serão com a mulher do presidente da Câmara de Sintra, verteu peçonha bastante para dar fôlego à operação que os seus sequazes levam a cabo para destruírem a figura do Primeiro Ministro do Governo de Portugal. Dificilmente se encontrará na nossa história alguém que tenha exercido a mais alta magistratura da Nação com tão baixo substrato intelectual e falta de grandeza humana. Reeleger este homem será mesmo um acto anti-patriótico.

12 março 2010

UMA ENTREVISTA VERGONHOSA


Uma vergonha de entrevista
É verdade: eu também vi a entrevista de Cavaco Silva àquela senhora, também achei que o homem estava irritadiço, indisposto, mesquinho, previsível, nas ferroadas ao Governo, a quem deve alguma solidariedade institucional que não tem. Mas decidi não dizer nada a quente.
Digo-o agora: foi uma entrevista aflitiva, por ele e pela entrevistadora, que passou a vida a pôr-lhe as respostas na boca e a meter os pés pelas mãos: desculpe se lhe perguntei isso, um Presidente tem de ter muita paciência, não tem?
Paciência, minha senhora, tivemos de ter nós a ouvi-la. Que não compreendemos porque não lhe perguntou pelo BPN, que estamos todos a pagar, pelos negócios, chorudos, que ele próprio fez com o BPN, em proveito próprio e da família. Quem tem amigos? Ah não: o mínimo que temos o direito de saber é se aquelas acções foram mesmo obtidas por negócio particular ou se lhe foram oferecidas. E sendo que "não há almoços grátis" que vantagens, em sua opinião, pretendiam obter em troca os amigos Dias Loureiro, Joaquim Coimbra, Oliveira e Costa pelos favores que lhe fizeram?
Também se estranha que aquela senhora se tenha deixado intimidar na questão das escutas. Porque é perfeitamente irrelevante que ele se tenha ofendido com as dúvidas levantadas por dois deputados socialistas com base numa notícia do então Semanário, transcrita no site do PSD, sobre a eventual participação de assessores do PR na elaboração do Programa do Governo do PSD.
O que importava esclarecer, tornar bem "transparente", porque se trata da actuação do mais alto poder do Estado, é por que razão um seu homem de mão, com o seu conhecimento, quis "plantar" no Público duas manchetes falsas, a poucos dias das eleições, tendentes a denegrir o Governo e influenciar as eleições, como se viu.
O Público mentiu, como Fernando Lima veio dizer seis meses depois? Então por que razão o Senhor Presidente não o disse logo, ou pelo menos na sua intervenção de finais de Setembro, preferindo justificar-se com os alegados ataques dos tais deputados socialistas? Era o que uma jornalista a sério não podia ter deixado de perguntar. Sem agressividade. Mas também sem risinhos cúmplices.
A jornalista portou-se mal, e é sempre assim com entrevistados de direita, às vezes também, quando tem medo deles, de outros entrevistados. Mas o pior é o que Cavaco Silva disse e não devia dizer.
Não devia dizer que não pode demitir o Governo por falta de confiança política, ficando no ar que se pudesse era já, o que é uma vilania da sua parte. Porque é mentira.: pode isso e muito mais. Basta-lha alegar (e não precisa de provar) que está em causa o regular funcionamento das instituições.
Foi aliás o que fez quando se recusou a dizer se estava esclarecido sobre o negócio falhado da compra de uma parte minoritária da TVI pela PT. E razão tem o Público desta vez para pôr em manchete que o Presidente não acredita que o Primeiro Ministro não tenha tido conhecimento do negócio.
Sei que não foi isso que ele disse, só insinuou, valorizando o que a jornalista lhe propunha que dissesse: que no seu tempo, como bom Primeiro-Ministro que era, uma coisa dessas era inconcebível. Nas entrelinhas: este PM nem respeito lhe têm. Mas disse mais: como é que se há-de ter estar esclarecido se o Parlamento acaba de decidir uma comissão de inquérito?
Ei-lo mais uma vez ao serviço da guerrilha em curso, fazendo tábua rasa das declarações de Zeinal Bava e de Henrique Granadeiro, aliás nº 2 da lista de João Salgueiro, que se lhe opôs na Figueira da Foz, já lá vão 25 anos.
Penso que um Presidente da República devia afirmar-se como um homem bom, de ideias generosas, capaz de desarmadilhar agressividades inúteis, de ajudar o País a andar para a frente, como aliás ele próprio prometeu há quatro anos. Foi todo o contrário. Para vergonha nossa, a tal grande dama do jornalismo (ia dizer do PSD) foi incapaz de o confrontar com as promessas de há quatro anos. Deixou-o dizer. O que ele queria. E não o que é verdade
e ele não quereria dizer.
Foi uma vergonha de entrevista. Para tempo de antena, para lançamento da sua recandidatura a Belém, melhor era impossível.
Publicada por José Teles em 16:50
Etiquetas: , , ,
VER ESTES LINKS:
• Val, Entretanto, na RTP socrática I e II
• Sofia Loureiro dos Santos, Entrevista com o Presidente
• Tiago Tibúrcio, Papéis trocados

11 março 2010

A TVI MUDA DE DONO


Sem dizer uma palavra ao Governo, aos partidos da oposição e sem dar cavaco ao Presidente da República, a família Polanco vendeu mais de 50 por cento do capital da Prisa a um fundo norte-americano, Liberty Acquisition de seu nome. O antigo professor de Economia que ontem deu uma entrevista a Judite de Sousa tem de se capacitar de que, na era da globalização, os capitais não se movimentam como “no seu tempo”. Basta um click e a TVI muda de dono, como agora aconteceu. sem dizer uma palavra ao Governo, aos partidos da oposição e ao Presidente da República, a família Polanco vendeu mais de 50 por cento do capital da Prisa a um fundo norte-americano, Liberty Acquisition de seu nome. O antigo professor de Economia que ontem deu uma entrevista a Judite de Sousa tem de se capacitar de que, na era da globalização, os capitais não se movimentam como “no seu tempo”. Basta um click e a TVI muda de dono, como agora aconteceu.
Bem, ainda falta esperar pelos megalómanos pontos de vista de Manola Big Lips que habla espanhuel que entretanto pode descobrir um mafioso primo de Sócrates estabelecido nos Steites expressamente para lhe atazanar o juizo.

SONDAGEM



Permanecer na frente - com um avanço de 8 pontos - após tão intensa e persistente campanha contra o PS, o 1º ministro e o governo, é obra. Sondagens são sondagens, valem o que valem, mas quase seria capaz de apostar que a D.Maria terá tido muita dificuldade em aquecer os pés a Sua Exª. o Presidente da República. Sim o comandante em chefe da guerra contra Sócrates. Sócrates que deveria concorrer à Presidência de República para vermos Cavaco Silva a mastigar em seco o seu nervosismo. Aposto que Cavaco vive aterrorizado com essa hipótese.ver esta Ver aqui

MOTA-ENGIL GANHA CONTRATOS NA IRLANDA

O grupo Mota-Engil, através da sua participada Glan Agua, ganhou dois contratos na Irlanda para a concepção, construção e operação a 20 anos de 25 estações de tratamento de águas, no valor de 55,2 milhões de euros. Em comunicado à CMVM, o grupo adianta que dos 55,2 milhões de euros, cerca de 21 milhões correspondem à concepção e construção, que será assegurada pelo grupo."A obtenção destes contratos tem um especial significado, por integrarem um novo formato de projectos na Irlanda, em DBO (design, built and operate) e por serem os dois maiores concursos lançados na Irlanda em 2009", adianta.A Glan Agua, empresa participada em 70% pela Mota-Engil Ambiente e Serviços, foi constituída em 2008 e opera nas áreas de projecto e desenvolvimento.Jornal de Negócios. Que tem isto de extraordinário?

Absolutamenhte nada! Apenas nos recorda que o homem forte desta empresa, um quadro valioso do P.S., abandonou a actividade política farto das mais baixas calúnias que sobre ele lançavam os zeladores dos tachos que viam nele um obstáculo para alcançarem o reino da tacharia. Era duro de roer... Ainda subsiste o Sócrates, embora o tenham quase vindimado. Quando o PSD chegar. enfim, ao poleiro, a ruidosa vara deixará de roncar e regressará o silêncio ao chiqueiro.


















OH MÃE!!!!!!!!!!!! TOU BARALHADO...


Mãe, estou a precisar do Dr. Phil
Um tipo criticar Israel, é para muitos de esquerda. Um tipo criticar o Sócrates, significa que é de direita. Um gajo embirrar com o Cavaco, só pode mesmo ser de esquerda. Um tipo não levar a sério as propostas comunistas e bloquistas, significa que é de direita. Um tipo votar sim pela despenalização voluntária da gravidez, significa que é de esquerda. Um tipo ser defensor da NATO, é de certeza um direitista armado em imperialista. Se for defensor da UE, é um esquerdista, ainda por cima federalista. Se gostar das duas, então, é um ser incurável. Se gostar do Luís Amado, só pode ser é um socrático da pior espécie. Se não gostar de golden shares, é um liberal antecedido de neo, logo, da direita que cheira mal. Um tipo gostar que todos os clubes portugueses, excepto o seu, percam sempre nas competições europeias, é um anti-patriota. Um tipo não gostar que digam mal do seu país quando anda lá por fora, é um nacionalista com bolor. A lista tem pernas para continuar nos próximos dias.
Bernardo Pires de Lima

TAREFAS DE UMA RECANDIDATURA


O Jumento conseguiu a prova de que Cavaco não só se vai recandidatar como já está a preparar a sua campanha. Na imagem pode ver-se Cavaco Silva a levar as cadeiras para a sua sede de candidatura, pois a partir do momento em que se recandidatar não poderá usar as cadeiras da Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, como sucedeu na entrevista que deu a Judite Sousa

CONTAMINAÇÃO POLÍTICA

Contaminação
Depois da gripe e dos medos que suscitou, passámos a ter uma nova epidemia: a da contaminação política. Tenho para mim que não há retórica mais demolidora para uma democracia do que aquela que tem por função diabolizar a política. Trata-se da demagogia mais sórdida que sempre antecedeu os piores momentos da História dos últimos cem anos. Nessa tarefa, colaboraram políticos ditos democratas, jornalistas ditos independentes, magistrados ditos imunes, e militares ditos redentores. A democracia, na sua grandeza, também pode ser o seu contrário. De facto, não há sistemas perfeitos.



JOAN BAEZ - FOREVER YOUNG

Não há vozes “forever young” e a de Joan Baez não é excepção. Mas aquela que foi uma das mais belas e arrebatadoras vozes da música popular norte-americana mantém ainda a chama do que nela sempre foi primordial: a intenção e a palavra. Quando Portugal a viu cantar ao vivo pela primeira vez, a 2 de Agosto de 1980, no antigo (hoje demolido) Pavilhão do Dramático de Cascais, Baez tinha 39 anos e trazia na voz e no reportório a força das grandes gravações que fizera para a Vanguard na década de 70. Agora, trinta anos passados, com 69 anos feitos a 9 de Janeiro, a sua voz de soprano mostra-se mais seca, embora não menos expressiva, e os característicos vibratos e falsetos que a tornaram única atenuam-se em exposições mais sóbrias e contidas.

10 março 2010

PEC BEM RECEBIDO PELA OCDE

O secretário-geral da OCDE (à esquerda) diz que Portugal está mais bem preparado para a crise
Facto que não terá agradado muito a D.Manuela
e à sua acessoria para assuntos de mercearia
com o seu iluminado Pacheco Pereira à cabeça
e um certo economista londrino cujo o nome não me ocorre

OS NEO-INQUISIDORES E O SEU PASSADO




Não há muito tempo, houve em Portugal um governo que impôs de uma assentada a um grupo de comunicação social a demissão de três (3) directores: José Leite Pereira (Jornal de Notícias), Pedro Tadeu (24 Horas) e Joaquim Vieira (Grande Reportagem).Passou-se em 2004 e o executor desta razia foi Morais Sarmento, o super ministro dos governos de coligação PSD/CDS (Durão Barroso/Santana Lopes).Agora percebe-se porque o PSD e o CDS vêem pressões em todo o lado: Para eles é tão natural… Note-se que Morais Sarmento, sobre o assunto, anda caladinho que nem um rato... Pelo menos não faz a figura de parvo da canalhinha inquisitora...do PSD

"A BEATIFICAÇÃO" DA MULHER DE MOURINHO

ITALIANOS NÃO CONSEGUEM DIGERIR O SUCESSO DE MOURINHO E A SUA ARROGÂNCIA DE VENCEDOR INDISCUTÍVEL. DAÍ ATÉ TENTAREM ACHINCALHÁ-LO FOI UM PEQUENO PASSO. PEDEM AGORA A BEATIFICAÇÃO DA ESPOSA DO
CAMPEÃO POR ELA SE TER SACRIFICADO PARA SALVAR OUTRAS MULHERES
QUE PODERIAM SER VÍTIMAS DO MOURINHO
E O AR SOFRIDO DA SENHORA
AJUDA A CAUSA DA BEATIFICAÇÃO
clique no link acima para ver

09 março 2010

VIRGENS OFENDIDAS

As virgens ofendidas:por Pedro Adão e Silva
‘(...) No dia-a-dia temos tido sinais visíveis da vontade de poder dos magistrados, mas ficamos a saber também que isso é feito de modo reflectido e como resposta a uma convocatória "do poder judicial para um outro exercício da democracia". Aliás, os magistrados não o escondem, quando se questionam se "estaremos perante uma transferência de legitimidade dos poderes legislativo e executivo para o judicial?". Claro que esta alteração na "narrativa" produz efeitos: não só "tem de explicar o papel dos vários poderes do Estado Democrático de um outro modo", como "densifica a dimensão política" do judiciário. Como seria de esperar, tudo tende a acabar em reivindicações sobre a carreira: "o estatuto dos juízes deixa para a lei ordinária um largo campo de regulamentação".O que nos é sugerido é não apenas uma nova centralidade para o poder judicial, como também uma ofensiva que passa pela diminuição das esferas de autonomia dos poderes políticos. O que nos lembra que já não estamos apenas numa fase de tensão latente. Se a saída para a "democracia descontente" em que nos encontramos passar por uma transferência da legitimidade de poderes com legitimidade eleitoral (como são o legislativo e o executivo), para um poder cuja legitimidade radica em mecanismos fracamente sindicáveis pelos cidadãos, há boas razões para termos medo. É um sintoma de que está a germinar uma visão em que o poder judicial já não quer ser independente do poder político, mas sim ver este subjugado ao seu poder.
NOTA — Pedro Adão e Silva indica no Léxico Familiar o link do texto do sindicato dos juízes a que faz alusão no artigo. Se vale a pena ler…

08 março 2010

NO PSD O CHEIRO A PODER É INTENSO


Nunca a senhora Manuela se expressou com tanta
sinceridade


Alguns, de tanto salivar, correrão riscos de problemas na
glandula
O PSD “está reunido num objectivo comum, que é a luta pelas eleições legislativas e a necessidade que todos sentimos de, em nome de Portugal, substituirmos este Governo”, concluiu.
Marcelo ouvia
De olhos esbugalhados
as palavras da líder
e ninguém poderia afirmar
se o homem estava sério ou a brincar

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Nascida em 1857, Clara Zetkin foi uma socialista alemã que dedicou a sua vida à luta pelos direitos das mulheres. É graças a ela que, desde 1911, se celebra o Dia Internacional da Mulher.
Entre nós, para assinalar o Dia, o Diário de Notícias lançou um desafio aos seus leitores através do 'site' dn.pt elegendo assim as oito portuguesas mais influentes. Foram escolhidas Manuela Ferreira Leite, Leonor Beleza, Mariza, Maria José Morgado (em segundo plano, da esquerda para a direita), Maria Barroso, Paula Rego, Eunice Muñoz e Judite Sousa (em primeiro plano)» [Diário de Notícias] Pelos vistos a Guedes não colhe a fama de mulher influente que julgará ter entre os portugueses. Quererá dizer que há mais sensatez por aí do que muita gente julga...

07 março 2010

SOL NA EIRA E CHUVA NO NABAL

O Bloco de Esquerda vai tentar um acordo com a oposição da maioria social democrata para viabilizar a constituição de uma comissão de inquérito para determinar culpados pelos últimos temporais e, de caminho, a eventuais responsabilidades pelos danos supervenientes. Parece que São Pedro está em maus lençóis com os eufémios B.E. e afins do PSD à perna...
Façam o favor de votar sempre e cada vez mais nos esquisitos do B.E porque esses empecilhos que chulam o orçamento ainda anunciarão o futuro controlo da meteorologia, a caminho de prometerem o bem supremo de S0l na eira e chuva no nabal. Só os esquisitos... e aparentados
Mas de alguma forma o país já anda a toque de caixa dessa espúria coligação PSD/BE, com o PCP a lamber os sapatos à direita em busca das migalhas sobrantes do banquete. Nunca foi possível imaginar um espectáculo destes. Não sabemos se estes grupelhos que sabujam o PSD têm importância e dignidade para para caberem no seguinte comentário que Mário Soares fez em recente entrevista a Teresa de Sousa; mas estão lá e não fomos nós que lhes abrimos a porta:

PSD COM TÉCNICAS DE GOLPE DE ESTADO

Como tanta coisa em acelerada mudança a técnica do golpe de estado também está em franca evolução. Com exceção de alguns estados falhados, os golpes à Pinochet passaram de moda. Já não é preciso meter tanques e soldados na rua para tomar de assalto o poder. Já não é preciso derramar sangue, assassinar e torturar. Hoje, no mundo desenvolvido, existem outros meios bem mais poderosos para usurpar o que foi conquistado por via legítima e democrática. Os golpes "civilizados" são muitas das vezes de tipo palaciano. Sucedem no interior das elites dirigentes e raramente chegam ao domínio público. Dos casos recentes e conhecidos temos a forma como Yeltsin cedeu o poder a Putin por via de uma inusitada declaração televisiva. Há também os casos de pura fraude. É hoje evidente que Al Gore ganhou as eleições americanas de 2000, só que através da impostura na contagem de votos na Florida e sucessivas intervenções judiciais o poder foi entregue a Bush. Trata-se de casos pontuais. A técnica do golpe de estado em democracia tem evoluído com recurso à manipulação dos chamados contrapoderes. Sobretudo da justiça e dos media. No primeiro caso, temos um exemplo na tentativa de "impeachment" - destituição de um eleito por via de um processo formal -, do Presidente Clinton a propósito do seu caso com Monica Lewinsky. Através do equivalente a uma "comissão de inquérito" o procurador Kenneth Starr, numa saga digna de Hollywood, tentou por todos os meios, lícitos e ilícitos, derrubar o Presidente.Mas, numa sociedade crescentemente dominada pelos media, são estes que vão jogando um papel determinante nos processos de conquista ilegítima do poder. De tal modo que se fala hoje de um novo conceito, precisamente, o de golpe de estado mediático.Militar ou civil, fraudulenta ou formal, judicial ou mediática, a metodologia é sempre a mesma. Cria-se desordem e insegurança sob qualquer pretexto, para depois, os mesmos que estão na origem da instabilidade se apresentarem como salvadores da Pátria.Em Portugal estamos a viver o mecanismo. A tentativa de golpe de estado em curso tem seguido a cartilha com denodo. Tudo tem servido para descredibilizar o primeiro-ministro e gerar uma sensação de grande instabilidade política. Desde coisas claramente insignificantes, como a licenciatura de José Sócrates, até insinuações graves de corrupção, abuso de poder e até essa pérola que é o atentado ao Estado de Direito por via telefónica. Os meios são também conhecidos. Cirúrgicas fugas de informação; quebra constante do segredo de justiça; devassa da vida privada; agentes da justiça prontos a infringirem a lei que deviam defender; jornalistas dispostos a ampliarem a mais irrisória intriga ou mesmo a se tornarem agentes diretos da manipulação; intensa promiscuidade entre políticos, jornalistas, polícia e magistratura. É igualmente clara a origem do golpe. A direção do PSD não se conformou, nem conforma, com o resultado das últimas eleições e procura, por todos os meios, subverter o voto popular. Mesmo se nesse processo se provoca a demolição sistemática do edifício constitucional - veja-se a exigência descarada da demissão do Procurador e do Presidente do Supremo -, e um prejuízo efetivo, social e económico, do país.Acresce que numa fase de disputa interna, vai imperando no PSD a tendência de radicalização das posições mais extremistas. Quando ontem se falava da necessidade de garantir a estabilidade governativa, hoje fala-se já abertamente de derrube do Governo. Aliás, circula a ideia de que vencerá as eleições internas aquele que for capaz de garantir o "impeachment" de Sócrates, verdadeiro e único objetivo de tanta intriga, para o que o PSD possa finalmente regressar ao poder.Portugal é neste momento um tubo de ensaio do golpe de estado em democracia. O desfecho desta operação terá significativas consequências. Se o golpe vencer, a democracia vai ter de se adaptar a estes ataques, o que só pode acontecer com a diminuição das liberdades cívicas e individuais e crescente perda de transparência da ação política. Neste sentido, não é Sócrates ou o PS que estão em causa. É a liberdade individual e a capacidade de decisão coletiva que estão em risco. Por isso mais uma vez há que ter a coragem de dizer: no pasarán! E só é pena que muitos dos que se dizem liberais e de esquerda sejam coniventes com um tão evidente ataque à liberdade e à democracia.
(Cavaco Silva não tem nem dimensão cultural nem política para os embróglios que tem consentido ou gerado e Portugal, nas mãos de broncos, corre o risco de ficar entregue à bicharada. Não há democracia sem democratas... Terá mesmo chegado a hora de convocar os velhos e respeitáveis democratas que estão no seu merecido descanso para tentarem chamar esta gente à razão. Infelizmente Sá Carneiro parece não ter deixado herdeiros... É analizar os candidatos que se perfilam... onde um decente Aguiar Branco não revela estaleca para dominar o saco de lacraus que é hoje o PSD. Quando até um cuco esquerdóide, esquinado, como é Pacheco Pereira, consegue fazer ali a sua ninhada...e pontificar)

O MENTIROSO - NUNCA PENSOU NISSO


clik no link supra e apanha um mentiroso
Um ano... doze meses... trezentos e sessenta e nove dias.Cavaco Silva, afiançando que ainda não dedicou "nem um minuto" às próximas eleições presidenciais, é traído por Freud e revela que até conta os dias... Já agora, senhor Presidente, se quer mesmo continuar em Belém, melhor será que acerte o calendário. Faltam 369 dias, sim, mas para a tomada de posse. Antes, é necessário ganhar as eleições. Coisa de pormenor. Mas diz também Morais Sarmento, porventura a melhor cabecinha do PSD:

PORMENORES DE UM PAÍS DA TRETA

Como sempre sucede quando o povo se desnorteia (alô Santa Comba!...), apareceu um lente a pôr os pontos nos iis:- A ASAE é inconstitucional! – proclamou, do alto de tanto saber.Por duas vezes, o Tribunal da Relação de Lisboa foi na conversa.Mas como o tribunal competente para decidir sobre inconstitucionalidades é oTribunal Constitucional, acabaram-se as dúvidas: A ASAE é constitucional!
Moral: O que não nos faltam são legalistas que só respeitam a lei quando os obrigam…

A MOÇOILA QUE HABLA ESPANHUEL

Manola é moçoila de trejeito, habla o espanhuel prefeito, tal como o saudoso Anhuca. As muitas palhaçadas em que se especializou fazem dela uma espécie de bobo da corte e, como Portugal é uma república, gosta de evocar a realeza vizinha na esperança de que a deixem brilhar em empresa castelhana que lhe dê guarida.Big Lips, seu petit nom, deve-se a características que a distinguem das outras colaboradoras e que a catapultam para o altar da ética onde gosta de satisfazer a clientela com os mais variados solfejos e fífias.Trás grande lucro, prazer e alegria a este estabelecimento o que justifica a afixação do seu retrato no quadro de honra da semana que termina.

A LIXEIRA


Ou como se pode transformar a vida política de um país numa autêntica lixeira
.