16 julho 2011

Canto del cuco común (cuculus canorus)



OH! SENHOR PFROFESSOR!!!!!...

Julho 2011 - Depois de a agência de notação financeira Moody’s ter descido a classificação da dívida portuguesa em quatro níveis, para “lixo”, o Presidente da República veio a terreiro para dizer "Àqueles que sofrem de ignorância na análise, eu apenas posso recomendar um pouco mais de estudo".
Julho de 2010 - O Presidente Cavaco Silva, declarou que “não vale a pena recriminar as agências de rating. O que nós devemos fazer é o nosso trabalho para depender cada vez menos das necessidades de financiamento externo”
Oh Sr. Professor, então o Sr. que é um economista tão reputado, uma sumidade tão grande na área da economia,  só vê aquilo que muitos,  que nada percebem de economia, já viam há tantos meses?! Custa a entender que isso seja possível e só dois cenários o podem justificar: ou não vê ou não quer ver. Se não vê nem prevê, então não é bom que ocupe o lugar que ocupa por ele não dever ser ocupado por um incapaz, mas sendo um catedrático custa a acreditar que essa seja a razão, pelo que parece mais normal que não queira ver, o que também não é bom para quem é Presidente por demonstrar uma total falta de lealdade para com o país que o elegeu.
Seja uma, seja a outra razão o que devia fazer era demitir-se e voltar para Boliqueime com a sua Maria. O país agradecia.

daqui

14 julho 2011

O SPEED GONZALEZ DAS FINANÇAS











Victor Gaspar, o Speed Gonzalez das Finanças
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, não precisou de mais de 180 segundos para explicar nesta terça-feira aos seus parceiros do euro as intenções do governo no que se refere à aplicação do programa de ajustamento português.» [Público]
180 segundos a falar sobre uma operação de saque sobre ordenados e salários (Subsío de Natal, ou 13º. mês) e nem um cagagésimo de  segundo sobre os rendimentos e haveres dos ricos...  num país onde parece que só gente pobrete e alegrete contribui  para o chuchalismo universal...

                                                                                                                        

NÃO NOS LIXEM QUE SOMOS POBRES

A urgência na adopção de medidas parece dispensar a preocupação com a justiça social, o governo limita-se a concentrar a recolha de fundos naqueles que mais pagam. Poderia, por exemplo, diversificar os aumentos dos impostos, não só alargando este aumento do IRS aos rendimentos do capital, mas também aumentando impostos sobre os imóveis residenciais de luxo através de um aumento dos impostos sobre o património ou aumentando a carga fiscal sobre bens de luxo como os automóveis de alta cilindrada.  Por agora o grande desvio que é evidente na condução da política económica está entre o que se defendeu e prometeu e o que se está decidindo, desvio igualmente evidente entre o discurso presidencial que era feito no tempo de Sócrates e o que se faz agora que pesidente e primeiro-minisro são do mesmo partido. Esse desvio não crediliza nem a política económica do Governo nem o primeiro-ministro e o Presidente da República. Os cidadãos não devem ser tratados como idiotas ou crianças a quem se inventam papões para comerem a sopa.

O "ESTADISTA" COELHO

 O Coelho estadista 
                                                       


As contas públicas não só são um assunto demasiado sério para servir de intriga política nas reuniões partidárias como não são secretas e muito menos para uso exclusivo do partido no poder. Quando  Coelho diz que encontrou um desvio colossal nas contas públicas está a afirmar algo que os mercados não podem interpretar de outra forma senão como uma situação de um colossal  desastre, até porque a existir tal desvio poderá sugerir de imediato que algo não foi contabilizado e terá sido sonegado à  troika.
. A Passos Coelho, primeiro ministro,  não basta ser voluntarioso e andar sempre em bicos de pés!..  a dizer boutades.   Está obrigado a esclarecer as suas charadas, neste caso de quanto é o montante desse desvio colossal e o que mais  necessário for para não merecer o epíteto de  troca-tintas..., imagem que se lhe pode agarrar à pele como o de mentiroso ao outro...
  «O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou na noite de terça-feira, perante o Conselho Nacional do PSD, que o seu Governo encontrou um "desvio colossal em relação às metas estabelecidas" para as contas públicas.
  De acordo com um dos elementos presentes na reunião do Conselho Nacional do PSD, que decorreu num hotel de Lisboa, Passos Coelho reiterou que o Executivo não se vai queixar da "herança" do PS, mas não deixou de fazer uma inconveniente observação sobre o estado das contas públicas portuguesas.»
[CM]

13 julho 2011

FALÁCIA OU O PRESIDENTE A DAR BODO

«O Presidente defendeu hoje que todos os cidadãos têm direito a cuidados de saúde de qualidade, mas considerou que o Estado deve delegá-los se não conseguir custeá-los.»
Mas então se o Estado delegar a sua prestação não tem de os pagar à entidade prestadora?! E se não tiver dinheiro para os custear no SNS, onde irá buscar o dinheiro para os custear a outras entidades prestadoras?
A afã ideológico da privatização do SNS leva a comprometedoras falácias como estas, como se os privados trabalhassem "à borla" ou fizessem "jeitos" ao Estado
...
E insiste
As declarações do Presidente da República sobre o SNS -- uma sobre a delegação de tarefas às misericórdias e outra sobre pagamento diferenciado dos cuidados de saúde de acordo com os rendimentos -- não confirmam somente que ele insiste em invadir a esfera governativa, dedendendo propostas e iniciativas que só ao Governo compete fazer. Revelam também o seu total alinhamento com o projecto do Governo para esta área, abandonando qualquer preocupação de distanciamento em relação ao executivo em funções, que qualquer Presidente da República sempre deveria resguardar.

AS CHOCAS DO PSD


as chocas psd
Tudo isto faz lembrar as largadas de touros em Pamplona.
Agora,
diz-nos o I, está aberta a porta do curro para correrem com os boi(y)s do PS.

Cuidado com as aparências porque há muitos que parecem PS, e

foram ferrados como fazendo parte da manada no arrebanho do governo anterior, que afinal mais não são do que chocas do PSD (havia poucos, havia!...) e que agora se arriscam a ser confundidos no meio da manada atiçada para os becos da festança em correria desenfreada até ao pote, desculpem, até ao curro, do tentadero do poder.
Todas as rolhas de cortiça sabem boiar, Yhéééah!
LNT

E SE A VÍTIMA FOSSE UM RAPAZ PORTUGUÊS

 



Rui Neto e Osvaldo Magalhães, agentes da PSP, foram ontem condenados a penas de prisão efectiva: o primeiro a 4 anos e 3 meses, o segundo a 4 anos. Ficou provado terem agredido um alemão de 23 anos (Adrian Grunert), em Lisboa, em Julho de 2008. Motivo: o rapaz, estudante de linguística no programa Erasmus, viajava pendurado num eléctrico sem pagar bilhete. Detido no Largo Conde Barão quando o veículo estava parado, foi levado para a esquadra das Mercês onde foi despido e esmurrado.
Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, considera a pena adequada: «Não é pesada em face da gravidade dos crimes imputados. [...] Há cenas de verdadeira tortura praticadas nas esquadras da PSP, postos da GNR e pela PJ.» Para que conste.
  Por Eduardo Pitta  url

APRENDIZAGEM


Maria Teresa Manique
A vida nem sempre é aquilo que queremos! um conto de fadas! No entanto, no dia a dia, Deus nos vai dando tudo aquilo que precisamos e o Céu " brinca " connosco, nos testa a paciência, pois ele dar, dá, mas no tempo dele, não no nosso!
:-))) por mim, eu estou tentando aprender, que o meu compasso não é o do universo, por isso me resta, viver de acordo com o que tenho hoje, na certeza de que amanhã, virá algo muito melhor...A isso se chama, a nível espiritual: ACEITAÇÃO! E, EU ESTOU, NESSA APRENDIZAGEM....

12 julho 2011

UM HOMEM NO FOGO DO INFERNO

 

J.C.Neves
UM PONTO É TUDO
Aqui no DN, João César das Neves escreveu ontem um hino ao homem. É assim, conta ele, que um homem pobre foi acolhido num lar feito por gente generosa para homens pobres e velhos. Os doces eram de esmola e as habitações espartanas - mas eram, o que reconfortava o homem de reforma magra. Infelizmente, é sempre JCN a contar, há o Estado mau que se mete com os homens bons. Veio a ASAE, e a sua mania dos produtos embalados, veio o Instituto da Segurança Social, e a sua mania das fitas métricas, e fecharam o lar. E o velho e pobre homem, diz JCN, vive agora numa barraca. Ah, grito lancinante a favor dos homens e contra a frieza do Estado! E estava eu com os olhos marejados quando me lembrei que JCN chama às suas crónicas "Não Há Almoços Grátis". Parei. Mas (agora sou eu a falar), então, JCN sabe que os homens, e até os homens donos de lares, não são necessariamente bons. E que entre lares fechados por não terem tantos bidés como a ASAE quer e lares onde os velhos são maltratados, haverá mais destes do que daqueles (vale um almoço de aposta?). Talvez o velho, inventado por JCN, quando grita ao ministro (que representa o Estado) "veja lá se deixa de me ajudar", esteja errado. Talvez ele precise mesmo de normas e leis a ajudar porque os almoços nunca são grátis e os homens deixados à rédea solta trazem a liberdade da "raposa livre no galinheiro livre" (cito Lacordaire para mostrar que não é o anticatolicismo que me move).DN-F.Fernandeshttp://www.dn.

                                                                            

O DINHEIRINHO QUE ME COMPETE P`RA CÁ

Carnes
Será verdade que o dinheiro que pedimos
emprestado ao exterior, antes de Cavaco ter dissolvido a Assembleia da República e ter comprado a passagem de Sócrates para a Sorbonne, foi só para garantir que podíamos pedir mais dinheiro emprestado aos "mercados" ao preço que eles entendessem?
Será verdade que ainda não parámos de ir aos "mercados" às compras de dinheiro e que eles, sabendo que ainda temos o dinheiro troiko para lhes pagar, não deixam de nos vender o dinheiro cada vez mais caro?
Será verdade que o dinheiro troiko que pedimos se destinava a pôr as contas em ordem e a pôr-nos a salvo da especulação dos "mercados" uma vez que nos fazia ficar fora desses "mercados" durante uns anos?
Se sim, então porque é que estão constantemente a dizer que continuamos a ir aos "mercados", que em princípio nos estão vedados, para comprar dinheiro mais caro em vez de usarmos o dinheiro barato que os nossos amigos troikos cá deixaram ficar?
Por mim, vou reclamar o meu naco do empréstimo. Se o pedi emprestado era porque o queria usar e se me dizem que tenho de o pagar com o meu subsídio de Natal e com as outras alarvices que estão na forja, quero gastá-lo como muito bem me apetecer...Irrita-me que andem a fazer empréstimos em meu nome e que eu tenha de os pagar sem que nunca me sejam creditados. Ainda por cima em negócios que vejo à partida serem ruinosos e que se resumem a pedir dinheiro emprestado a 5% para garantir que me emprestem dinheiro a 16%.Dêem-me já o dinheiro que me compete e cá me hei-de governar com ele.
Se não poder comer bifes de boy, fico-me pelo ensopado de coelho.
LNT

À BEIRA DO ABISMO

 


     

O tiro de partida da Revolução Francesa foi dado no dia 16 de Agosto de 1788, em Paris. Nesse dia, o Crédito morreu. Menos de um ano depois era o 14 de Julho. Madame de La Tour du Pin fez a síntese do vórtice: «Rimos e bebemos até à beira do precipício.»

Em Roma, Berlusconi e Tremonti estão a um passo do abanão fatal. Em Washington, Obama tem de convencer os republicanos da necessidade de subir o tecto da dívida. Se não conseguir, os Estados Unidos entram em default no próximo 2 de Agosto.
O que faz correr Rompuy, que chegou  a Madrid e estará a seguir em Lisboa...

Análise e perspectiva de "Da Literatura"

11 julho 2011

SÓ NÓS TEMOS UMA DIREITA TROIQKISTA

A direita troikista portuguesa
                                                                                                                   

Originalidades da política à portuguesa: temos como todos os países europeus uma esquerda trotskista. (É certo que na fase do espelho, como explicou J. Lacan, mas isso fica para outra oportunidade.) Agora uma direita troikista… isso só nós é que temos...  (para a troica…) Deve ser por causa desta originalidade que o seu líder recomenda mais estudo

A BOIADA


                                                                                 

Picasso - BoisTudo isto faz lembrar as largadas de touros em Pamplona.
Agora,
diz-nos o I, está aberta a porta do curro para correrem com os boi(y)s do PS.
Cuidado com as aparências porque há muitos que parecem PS, e foram ferrados como fazendo parte da
manada no arrebanho do governo anterior, que afinal mais não são do que chocas do PSD (havia poucos, havia!...) e que agora se arriscam a ser confundidos no meio da manada atiçada para os becos da festança em correria desenfreada até ao pote, desculpem, até ao curro, do tentadero do poder.
Todas as rolhas de cortiça sabem boiar, Yhéééah!

da Barbearia do Sr Luis

DEUS NOS AJUDE...

Jean-Claude Trichet - Deus nos ajude...
Europa deve levar reformas económicas ao máximo

Europa deve levar reformas económicas ao máximo

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que a Europa está no epicentro do problema de crédito global e defendeu que deve ir ao máximo nas reformas da governação económica.

 Incumprimento teria "consequências devastadoras"

Notícias do mundo cão (3) - Opinião - DN

Notícias do mundo cão (3) - Opinião - DN

JÁ CHEGAMOS À ITÁLIA?

A reunião, que se realizará antes do Ecofin, previsto  para esta segunda-feira, terá, de acordo com a Agência Reuters, a participação do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, do comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn.

Os dois assuntos centrais da reunião são a situação em Itália e o resgate da Grécia. A economia italiana foi a última vítima dos mercados. Os problemas políticos, com o ministro da Economia, Giulio Tremonti, alvo da ira de Silvio Berlusconi e as análises negativas das agências de "rating" ao ajuste fiscal anunciado pelo Governo colocou a Itália no centro do furacão especulativo.»
[
Jornal de Notícias]

Será que o Sócrates também andou pela Itália a fazer das suas? Diabo!...


EUROPA TEM DE CONTROLAR AGÊNCIAS DE RATING

Europa tem de controlar agências de 'rating' e romper com o seu oligopólio, diz Van Rompuy



Europa tem de controlar agências de 'rating' e romper com o seu oligopólio, diz Van Rompuy
Europa tem de controlar agências de 'rating' e romper com o seu oligopólio, diz Van Rompuy
Lisboa, 10 jul (Lusa) - O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirma em entrevista ao jornal espanhol El País que a Europa tem de controlar as agências de 'rating' e romper com o seu oligopólio.
"Se as autoridades públicas querem continuar a ter a última palavra, então os políticos têm de atuar a nível europeu e internacional. (...) Temos que romper o oligopólio das agências de 'rating' e controlá-las", afirmou Van Rompuy numa entrevista ao diário espanhol.
O dirigente, que já cumpriu metade do seu mandato como primeiro presidente do Conselho Europeu, sublinha que a Europa já tomou algumas medidas neste sentido mas que tem de fazer mais.
Van Rompuy demonstrou-se ainda surpreendido com a decisão da Moody's na semana passada de cortar o 'rating' de Portugal em quatro níveis para um nível já considerado 'lixo' (fora da chamada escala de investimento), acreditando que o programa de Portugal se irá cumprir e lembra que "no passado as agências de 'rating' cometeram muitos erros e acarretam uma parte da responsabilidade pela crise imobiliária" que originou a atual crise financeira e económica.
NM.

10 julho 2011

POR ONDE ANDAVAM ESTES INDIGNADOS?...

 



Desde 1961 que a irritação patrioteira não tomava conta do país. Em 1961, a cada nova resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra Portugal (e foram várias), Salazar mandava organizar uma manifestação espontânea. Realizaram-se várias. Uma das maiores deu-se em Dezembro desse ano, quando os exércitos de Nehru ocuparam Goa. O país dos brandos costumes pediu a cabeça de Vassalo e Silva assim que soube que o último governador do Estado Português da Índia ordenara a rendição. Salazar poupou-lhe a cabeça mas prendeu-o e expulsou-o das Forças Armadas.


Serve o preâmbulo para explicar os mecanismos de indignação colectiva.

A fronda contra as agências de rating segue o modelo. Cavaco esteve calado enquanto Sócrates mandava. De repente, o Chefe do Estado afirma sem pudor que as agências de rating norte-americanas são uma ameaça à estabilidade da economia europeia. Percebe-se a irritação. A poucos dias das eleições, ainda o PSD dizia (com o beneplácito de Cavaco) que a mudança de governo alteraria por completo o diagnóstico dessas agências. Facto é que a Moody's ficou imperturbável com o pacote Gaspar, agindo em conformidade.
Se as pessoas tivessem visto este filme, percebiam o que está em jogo. Inside Job esteve dois meses nas salas e há poucas semanas até foi oferecido com uma edição do Expresso, semanário que em Novembro do ano passado patrocinou uma sessão privada para a qual foram convidadas todas as notabilidades que diariamente vêm à televisão pastorear a malta. Onde é que está a surpresa com a sentença da Moody's?
Com certeza que estas agências são perniciosas! Mas onde estavam há dois meses os indignados de hoje?
[Na imagem, Christine Lagarde, actual directora do FMI, entrevistada em Inside Job.]

DISPUTA DA LIDERANÇA DO PS

Candidatura de Seguro desafia Assis a dizer quem são os dirigentes do PS que "minam" o partido


*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***Lisboa, 09 jul (Lusa) - A candidatura de António José Seguro à liderança do PS lamentou hoje as declara...


Duas ABÉCULAS?... Ou uma só!

                                                                                                                                      
*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***
 A candidatura de António José Seguro à liderança do PS lamentou hoje as declarações do candidato Francisco Assis sobre "dirigentes socialistas" que na sua opinião "minam" o partido, desafiando-o a dizer de quem fala.
"Quem quer ser líder do PS não pode ter este tipo de comportamento de insinuação sobre os dirigentes eleitos ou os militantes, não especificando, não dizendo os nomes", disse à agência Lusa Mota Andrade, dirigente partidário e apoiante de Seguro.
Francisco Assis garantiu hoje que vai "lutar contra um grupo de dirigentes intermédios que dominam o PS e que são responsáveis pelo pior do PS", defendendo a abertura do partido aos independentes.
"Isso não é sério e não é bonito, aliás o Francisco Assis também tem a apoiá-lo dirigentes do PS, poucos, mas também tem e também era bom saber o que é que pensa desses dirigentes", refutou Mota Andrade.
Para o dirigente socialista, o PS, como partido de poder e pela sua história, "nomeadamente pelo grande nível que as suas campanhas internas sempre tiveram e pelos anteriores secretários-gerais", não pode entrar numa campanha a este nível.
"Lamentamos profundamente as declarações do Francisco Assis, reafirmamos que é necessário dizer a quem se está concretamente a referir e o que pensa daqueles dirigentes que apoiam a sua candidatura", desafiou.
"Para quem fala em discussão de ideias, esperávamos mais. O nível é muito baixo para quem quer discutir ideias", disse.
Mota Andrade vincou que "não vale tudo" e que o partido merece "uma campanha com mais elevação".
Francisco Assis declarou ainda que há "vícios 'aparelhísticos' que estão instalados no PS há muitos anos, que se perpetuam, que se vão acolhendo junto daqueles que lhes dão mais garantias de poderem sobreviver e que são muito negativos para o PS".