06 maio 2010

MANUEL ALEGRE, O PS E A ESQUERDA IMPOSSÍVEL

O bloqueio de Alegre - Uma lúcida análise de Pedro Adão e Silva
"A sondagem publicada pelo DE/TSF no fim-de-semana vem revelar com particular clareza um bloqueio estrutural da política portuguesa: a diferença entre as condições de governabilidade para o centro-direita e para o centro-esquerda.No estudo da Marktest, um PSD em crescendo conquista com facilidade eleitorado ao CDS; o mesmo não acontece no espectro esquerdo. A única maioria absoluta do PS foi à custa duma posição particularmente frágil do PSD e coexistiu com bons resultados eleitorais para PC e BE. Como se não bastasse, PSD e CDS têm condições programáticas para entendimentos pós-eleitorais, enquanto as divergências entre PS e os partidos à sua esquerda tornam qualquer forma de diálogo impossível. Numa espécie de profecia que se auto-realiza, o PS foi-se cada vez mais consolidando como partido charneira, encontrando na fixação centrista uma forma de responder ao anquilosamento político dos partidos à sua esquerda, que, convém recordar, não encontra paralelo no mundo ocidental.
A candidatura que Manuel Alegre já oficializou é, no essencial, uma tentativa para enfrentar o bloqueio estrutural da esquerda portuguesa: apesar de eleitoralmente maioritária é incapaz de garantir condições efectivas de governabilidade. Mas se Alegre, ao contrário do PS de hoje, tem a virtude de tentar enfrentar este bloqueio, infelizmente não contribui estrategicamente para o ultrapassar. Pelo contrário, a sua candidatura pode funcionar como uma espécie de vacina que inviabilize um PS modernizador e ancorado à esquerda."
Isto sempre foi uma evidência para toda a gente, excepto para Alegre que sofre de egocentrismo galopante. A propósito...
Mário Soares também disse, em conversa com Mário Crespo, que ainda é cedo para falar de eleições presidenciais. Mas percebeu-se que não vota em Manuel Alegre nem que o torturem.Também se ouviu Fernando Rosas, em conversa com o mesmo Crespo, dizer que o candidato poeta representa uma tendência nitidamente à esquerda... O tempo tudo mata, até a memória. Mas de facto, votar em Alegre é uma insuportável tortura como no esclarecido Blogoperatório é referido... Vamos esperar, como Soares... Mas votar em Cavaco é como um crente ser obrigado a negar a santíssima trindade!!!
Será correcto afirmar que Manuel Alegre nunca foi uma mais valia para o PS? Ou, melhor dizendo, para a esquerda socialdemocrata? Parece que não! É mais um ex-comunista como o Pina Moura. Quem encontrar grandes diferenças queira ter a bondade de nos esclarecer...(Já lá dizia o outro "Pior que um comunista é um ex-comunista")

Sem comentários: