19 outubro 2009

NOVOS PLANETAS EXTRA SOLARES



A descoberta de 32 novos planetas extra-solares foi hoje anunciada por uma equipa internacional de investigadores, da qual faz parte o português Nuno Cardoso Santos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).
O anúncio foi feito no âmbito de um colóquio/apresentação na qual participaram vários jornalistas internacionais por vídeo-conferência - realizado no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret, no Porto - que começou hoje e termina quinta-feira.
Nuno Cardoso Santos, que é também professor afiliado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, disse que se trata “da descoberta de 32 novos planetas extra-solares a orbitar outras estrelas” e que com esta inovação ultrapassou-se “a barreira dos 400 planetas” identificados.
Esta descoberta aconteceu no âmbito do projecto HARPS, um “instrumento único com um espectrógrafo de alta precisão construído para procurar planetas semelhantes à Terra”, que está instalado num telescópio da ESO - Observatório Europeu do Sul - em La Silla, Chile.
O investigador português explicou, em linguagem simples, a técnica utilizada pelo HARPS nesta procura, salientando que “não é só o planeta que orbita a estrela mas a estrela também orbita o planeta” e que por isso a estrela “vai oscilar no céu, umas vezes afastando-se de nós, outras aproxima-se”.

Sem comentários: