14 dezembro 2010

A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SECRETAS




O alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, considerou hoje que a divulgação de documentos secretos pelo 'site' Wikileaks trouxe "desconfiança" e vai alterar a forma de fazer diplomacia.
"A diplomacia a partir de agora vai ser um pouco diferente daquilo que era", disse à agência Lusa o antigo Presidente da República, adiantando que a divulgação de informação secreta por parte do Wikileaks trouxe "desconfiança" a nível diplomático, sendo que ainda é cedo para saber se põe em causa a paz no mundo.
O sítio Wikileaks, especialista na revelação de documentos secretos, começou a publicar 251 mil mensagens da diplomacia dos Estados Unidos, o que gerou a cólera dos dirigentes de Washington e o embaraço de vários governos.
Segundo Jorge Sampaio, a comunicação entrou numa nova fase, em que "o balanço que há a fazer entre liberdade de informação e liberdade para saber, conhecer e informar a opinião pública daquilo que poderá ser objeto de alguma reserva é um debate" que está a dar os primeiros passos.
"É uma nova época, e é um equilíbrio muito difícil de fazer", disse Jorge Sampaio.
O antigo Presidente da República participou hoje na cerimónia de abertura do ano académico da Universidade Atlântica, em Oeiras, onde explicou a dezenas de alunos os desafios "muito difíceis" que portugueses e europeus enfrentam devido à crise económica e financeira, que afeta não só Portugal mas também os países europeus.
"São desafios muito difíceis porque económica e financeiramente há uma crise geral e uma crise europeia muito forte", disse, considerando que para se sair desta situação são necessárias mais unidade europeia, mais concertação e afirmação de solidariedade europeia "que tem andado um pouco arredia".




Sem comentários: