13 dezembro 2010

O SEGREDO NA DIPLOMACIA DOS EUA







As opiniões da diplomacia norte-americana sobre os principais líderes portugueses, em que avaliam o Presidente da República, o primeiro-ministro e os líderes da oposição, estão detalhadas em cinco telegramas revelados pelo jornal El Pais.
Os cinco telegramas - produzidos entre abril de 2008 e setembro de 2009 pela embaixada dos Estados Unidos em Lisboa - analisam ainda temas como o relacionamento de Portugal com a Venezuela e a repatriação de detidos de Guantanamo.
Trata-se de telegramas que a Wikileaks disponibilizou ao jornal El Pais mas que o site ainda não divulgou publicamente, numa altura em que apenas divulgou 13440 dos cerca de 251 mil telegramas da diplomacia norte-americana que recebeu de fontes anónimas.
Nos textos  divulgados pelo jornal El Pais, a diplomacia norte-americana considera Portugal um "aliado firme".
José Sócrates é descrito nos textos como um político "carismático" mas a quem "desagrada partilhar o poder" e Cavaco Silva destacado pelo "seu esforços em ser um mandatário bipartidário" mas a quem a embaixada atribui "sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado à Sala Oval na Casa Branca".
A Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa recusou  comentar telegramas diplomáticos sobre Portugal divulgados  pelo jornal espanhol El País, reiterando a sua condenação dessas fugas de informação.






Sem comentários: