17 janeiro 2010

BLOCO DE ESQUERDA AO LADO DE ALEGRE








Francisco Louçã colocou hoje o Bloco de Esquerda ao lado da candidatura presidencial de Manuel Alegre, dizendo que as próximas eleições presidenciais serão um momento clarificador da democracia e representarão uma escolha entre o situacionismo e a vontade de mudar."As eleições presidenciais, cujo debate político será tão importante ao longo deste ano, são eleições que se vão decidir na primeira volta entre duas opções fundamentais: a vontade de uma mudança intransigente, contra a injustiça, ou o situacionismo que quer manter o país e os seus poderes económicos e sociais exactamente como eles estão", disse o líder do Bloco durante um almoço com militantes do seu partido, em Mosteirô (concelho da Feira).Louçã reforçou ao longo do discurso a ideia de que as eleições serão decididas na primeira volta e, num recado para o PS, considerou "muito importante que haja uma candidatura [presidencial] que à esquerda não seja uma candidatura partidária.
Pois... uma candidatura não partidária mas... já com o Bloco de Esquerda lado a lado (grato pelo contributo de Alegre para o seu crescimento - em desfavor do PS) e o doutrinador Anacleto já a dar, pressuroso, as suas orientações! A dupla Alegre/Anacleto, dois intragáveis iluminados que se julgam tocados pelo dom da verdade e da razão, mas muito capazes de afugentar a gente normal que costuma votar. Confesso que essa dupla me causa um certo antagonismo (para não dizer alergia!). Mas é como o NIKADAS dizia em Jnho/09, é o Louçã nos sonhos húmidos de Alegre

Alegre, no seu estilo grandiloquênte, pomposo, em busca do simbólico para dar maior grandeza aos seus gestos, foi fazer uma sessão de campanha ao Algarve para ali invocar o exemplo do intelectual Teixeira Gomes, um escritor algarvio que foi Presidente da República, afirmando que "voltamos a precisar desse rigor ético na vida privada e na vida pública"! Bem, Manuel Alegre, porventura distraído ou mal assessorado, não nos parece ter conseguido arranjar o melhor exemplo de grande rigor ético em alguém que abandonou funções, a meio do mandato e embarcou para a Argélia. Foi isso que Teixeira Gomes fez!"Sinto uma necessidade porventura fisiológica, de voltar às minhas preferências, às minhas cadeiras e aos meus livros", escreveu Teixeira Gomes ao desaparecer de Portugal e da presidência da República. O rigor deste exemplo indicia também a ligeireza com que Alegre escora os seus gestos políticos.

Hoje Alegre só fará o pleno na área do B.E. Será sim um alegre passeio para a reeleição de Cavaco Silva.. Alegre diz no Expresso que tem falado com Sócrates e este diz que "antes ser alegre que ser triste", mas o eleitorado P.S. não é muito de encarneirar... com alegrias ou tristezas... A infidelidade ranhosa com o B.E. (que não esquece) caracterizou de vez a verdadeira natureza do indevidamente chamado histórico do PS! Hitórico só do PCP
(Que grande Presidente não daria o rigoroso, experiente, sério, culto, discreto e inteligente Jaime Gama!!! ... E a perder-se tempo com um egocentrista incurável)
E esta tirada dirigida a quem discorda da sua candidatura: "Eu sei que é uma maçada para quem não gosta... (quem diz que Alegre não é um tipo rasteirinho?)

Sem comentários: