25 novembro 2009

CASAS DE BANHO E "A ORIGEM DAS ESPÉCIES"


Um exemplar da primeira edição de "A origem das espécies", o livro com que Charles Darwin revolucionou há 150 anos as ciências naturais, será leiloado terça-feira, depois de passar anos despercebido numa prateleira da casa de banho de uma família de Oxford (Inglaterra).
A leiloeira Christie's de Londres espera que o livro atinja as 60.000 libras (66.600 euros), um valor incomparavelmente superior ao que foi pago pela família proprietária do exemplar quando o comprou numa livraria há 40 anos.
Os proprietários do exemplar colocaram-no num prateleira da casa de banho para convidados e não
tinham consciência da "jóia" que possuíam à mão, até que um parente o identificou pela lombada, depois de visitar uma exposição sobre o famoso naturalista.
Margaret Ford, directora do departamento de livros e manuscritos da Christie's, assinalou num comunicado que a família está consciente, agora, da "pechincha" que conseguiu ao comprar o exemplar, hoje ainda em bom estado.
O livro exibe o título completo da obra de Darwin - "On the origin of species by means of natural selection" ("Sobre a origem das espécies através da selecção natural") - a capa verde original do editor e a lombada com enfeites dourados.
in jornal I
Mais prosaica é a história do encontro, deste que aqui vos escreve, com a obra de Darwin, por coincidência também numa casa de banho. Contingências da célebre "gripe asiática" foi parar a um hospital militar(era recruta)e ao fazer uso da respectiva casa de banho constatou que eram os livros de uma bibliotecazeca o recurso de que o pessoal dispunha para limpar o rabo quando faltava o melhor. Foi aí que encontrou uma antiga edição dessa obra que estava já sem o prefácio e as primeiras folhas não impressas, prontinho, em linha, para o serviço. Essa foi salva, encadernada e posta a bom recato.

Sem comentários: