21 novembro 2009

A "NOVA" BELA ADORMECIDA - EM PALCO

Uma Bela Adormecida perseguida por Marilyn Monroe
Ir à notícia , porAna Ferreira Alves Um dos contos de fadas mais famosos do mundo estreia no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, na versão ópera. É para crianças e é bem mais divertida e moderna que o habitual.

Não, qual Disney. A ópera foi composta pelo italiano Ottorino Respighi (1879-1936) em 1922, com o título "La Bella Addormentata Nel Bosco", muito antes da versão animada de Walt Disney, que só foi criada em 1959.
A história, que também já tinha inspirado um bailado de Tchaikovsky, é uma fábula tão antiga que é impossível precisar o ano em que começou a ser contada. A versão mais conhecida foi fixada pelos Irmãos Grimm na sua recolha de contos de fadas, no século XVIII. É essa que Respighi segue nesta ópera, em que faz referência a outras composições de Debussy, Puccini e Ravel, numa espécie de viagem pela própria história do género. E aqui o objectivo é cativar um público jovem?Sim. Para além de a própria história ter aquele lado de encantar da princesa que recebe uma maldição e, depois de se picar numa roca, fica adormecida até um príncipe a beijar, o espectáculo que o São Carlos estreia hoje, às 15h00, é cantado em português, numa versão original de Alexandre Delgado, com direcção musical de João Paulo Santos. Para além de a ópera ser especialmente dedicada a crianças e escolas e durar pouco mais de uma hora, é constituída por artistas do programa Jovens Intérpretes.Que programa é esse?É uma iniciativa nova do São Carlos coordenada pelo encenador brasileiro André Heller-Lopes. Tem como fim descobrir novos talentos. Actualmente acolhe seis cantores residentes e uma figurinista/cenógrafa, com uma média de idades de 24 anos. Todos estão no espectáculo.
Estreia hoje às 15h00. Dias 2, 4, 9, 14 e 17 de Dezembro às 15h00, para escolas; dia 21 e 28 de Novembro às 16h00, e ainda 6, 13, 19 e 20 de Dezembro, também às 16h00, para famílias.Bilhetes de €5 a €15.
bela adormecida, , ópera, ottorino respighi, tchaikovsky, teatro nacional de são carlos
Espera-se que este trabalho não seja um exclusivo para quem tem a possibilidade de o ver em cena directamente, mas que, oportunamente, possa ser mostrado às nossas crianças de todo o país através da TV

Sem comentários: