08 maio 2009

UMA OUTRA APOLOGIA DE SÓCRATES

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:

"Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca de um amigo ?""
Espera um minuto", respondeu Sócrates, "Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo.
""Filtro Triplo?""
Sim", continuou Sócrates, "Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo." E continuou: "O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
""Não", disse o homem "o que acontece é que eu ouvi dizer que...
""Então", diz Sócrates, "não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom?""
Não, muito pelo contrário...
""Então", continuou Sócrates "queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?
"Não, acho que não...
""Bem," concluiu Sócrates, "se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos sabes se é verdadeiro, para quê dizeres-me?"

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro AA Barroso

Fantástico, dito com esta simplicidade. Vou experimentar aplicar o filtro Triplo na prática.

Penso que o problema será que a maioria das vezes a resposta a essas perguntas será "não sei", "penso que sim, talvez, só depois saberemos" ou "o que é bom/verdadeiro/útil para um, não o é para outrém!", ou "não sei o que é a verdade, o bem, o útil, - e nem acredito que outros saibam...".

Caro A, visitei o seu interessante blogue também para lhe agradecer sinceramente os seus entusiasmados comentários na Ilha dos Amores.

Estimo vir a saber mais das suas convicções. O entusiasmo é um fogo que precisamos usar para o bem e para salvarmos Portugal.

Muitos cumprimentos

Diotima Terpsichore

Diotima Terpsichore