03 maio 2009

QUAL DELES SE CONVERTEU?

Lendo um artigo publicado ontem no PÚBLICO, pode concluir-se que os padres de Braga já não mandam repicar os sinos das igrejas para incitar o povo a lançar fogo às sedes do Partido Comunista. Com as igrejas vazias parece que pretendem agora evangelizar o povo de Deus através dos métodos marxista-leninistas, em sintonia com o Partido Comunista. No fundo, tratando-se de duas "religiões" antagónicas, falta saber qual dos bispos se rendeu ao outro ou se estamos em presença de uma nova fase do ecumenismo romano e do realismo comunista. Ficamos porém na dúvida de quem afinal come criancinhas ao pequeno almoço... ou quem come mais.
Eis o texto completo: "Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, e o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, reunidos ontem em Braga, concordam com a necessidade de avançar com medidas de combate aos problemas sociais do país como forma de atacar a crise económica."
Faz sentido. Os papões de criancinhas cada vez concordam mais com os papas. Os bispos estão cada vez mais vermelhos e os vermelhos cada vez mais abispados. A Igreja Católica e o Partido Comunista dão a vez um ao outro, com vénias e fachabores, sempre que há ocasião para cascar no capitalismo ou nos Estados Unidos da América ou na profusão de netografia na Interporn.
Tanto faz ser um comuna ou um bispo. O puritanismo é o mesmo. O desejo de mandar em todos nós é o mesmo. A convicção de que são melhores do que nós, também. Idem aspas a existência, enrolado num cilindro debaixo do braço, de um plano para nos salvar a todos. Visto do outro lado, o desgraçado do camelo que passa mais facilmente pelo buraco de uma agulha do que um homem rico pelos portões do paraíso já tem uma foice e um martelo pintados na bossa. E os comunistas já passam mais facilmente do que os capitalistas. Considerem-se tramados. »

Sem comentários: