26 janeiro 2012

MEMÓRIA COLECTIVA É CURTA

 

A memória colectiva é curta. Convém lembrar o episódio que há dois anos despoletou a histeria da asfixia democrática:

Em Fevereiro de 2009, almoçando no Hotel Tivoli, Mário Crespo terá ouvido uma conversa entre Sócrates e o director da SIC. Não tendo gostado do que ouviu (alegadamente, Sócrates terá dito que Crespo era um safardana), escreveu um artigo que o
Jornal de Notícias não publicou. A direita entrou em transe. Paulo Rangel denunciou o caso no Parlamento Europeu. Pacheco Pereira fez aprovar e dinamizou comissões parlamentares de inquérito. Crespo foi ouvido no Parlamento, onde distribuiu cópias do artigo censurado (o qual foi prontamente editado em livro por iniciativa da editora Alêtheia, de Zita Seabra). Manuela Moura Guedes também fez o seu número. A imprensa ensandeceu. A televisão entrou em órbita com dezenas de comentadores que ameaçavam emigrar. E uma centena de bloggers andou meses a martelar que nada distinguia São Bento de Pyongyang.
Agora, seguindo a doutrina de Fernando LimaUma informação não domesticada constitui uma ameaça com a qual nem sempre se sabe lidar. —, a administração da RDP acabou com um programa de opinião onde participavam António Granado, Gonçalo Cadilhe, Pedro Rosa Mendes, Raquel Freire e Rita Matos. O motivo próximo terá sido uma intervenção de Pedro Rosa Mendes sobre o recente Prós & Contras dedicado a (e emitido a partir de) Angola. Isto é uma vergonha. Mas, aparentemente, preocupa pouca gente.
Se a administração da RDP foi pressionada por Miguel Relvas, como se diz à boca grande nos sítios do costume, os deputados do PS, do PCP e do BE estão à espera de quê para pedir explicações? Se não foi, e apenas quis lamber o ministro da tutela, Miguel Relvas está à espera de quê para substituir a administração da RDP?

Nos media, redes sociais incluídas, a indignação traz a reboque o nome de Pedro Rosa Mendes. É um perigoso enviesamento, pois leva a concluir que ninguém daria um ui se os autores do programa fossem profissionais sem créditos reconhecidos no Meio

Sem comentários: