27 dezembro 2009

O MAESTRO JOSÉ MANUEL FERNANDES

O provedor do leitor, Joaquim Vieira, escreve uma

Carta aos jornalistas do PÚBLICO: "(…) no caso que acabou por marcar este mandato de provedor agora no fim – a questão das notícias acerca da alegada vigilância de S. Bento sobre Belém –, continuo a julgar ter dito o que devia dizer: lançar um sério aviso sobre o que, procurando decidir em total independência e autonomia, entendi como desvio aos valores editoriais em que se fundou este jornal, um copo que eu via cheio há já algum tempo e que transbordou com essa enorme gota de água. Sei que muitos de vós se sentiram ofendidos no brio profissional quando questionei a existência no jornal de uma agenda oculta, mas não se tratava de pôr em causa toda a redacção. Só que numa orquestra afinada basta um dos seus elementos perder o tom (para mais numa posição de chefe de naipe ou de concertino), para que todo o conjunto desafine (imagine-se então se é o maestro a dirigir com outra partitura)."
Recorde-se que o caso, como o provedor na carta refere, reporta-se à inventona das "escutas a Belém", operação na qual José Manuel Fernandes, enquanto Director do Jornal Público, teve participação activa. De louvar a verticalidade e a firmeza do provedor Joaquim Vieira, jornalista de alto gabarito e um cidadão de primeira água.
José Manuel Fernandes, que assumiu a direcção de um jornal ainda novo mas já com um caminho seguro e rumo definido, sério e algo circunspecto, pelo seu primeiro Director, Vicente Jorge Silva, não deu seguimento a esse rumo e, pelo contrário, fez do mesmo veículo das suas causas e paixões, nomeadamente as de cariz político, atingindo por vezes níveis de muito pouca exigência ética e de discutivel qualidade jornalística, o que afastou muitos dos indefectiveis leitores da primeira hora. Diriamos que o PÚBLICO começou com um grande director e encontrou agora um grande provedor que poderá ter dado o mote para a sua regeneração, levando a que muitos recuperem o hábito já perdido de comprar O PÚBLICO. Será o meu caso.

Sem comentários: