21 janeiro 2007

A Propósito de "Um Aborto"

"Se o sim vencer, o aborto vai tornar-se uma coisa normal, é como ter um telemóvel". Eis a douta tirada do Prof. JOÂO CÉSAR DAS NEVES.
O citado cidadão não me merece grande respeito intelectual, razão por que não me senti motivado para, mais uma vez, comentar os desconchavos do emplumado servo de Deus. Porém, pela sua pertinência e acutilância, quero aqui registar, com a devida vénia, a apreciação de JOÃO VASCONCELOS COSTA, feita no seu magnífico "bloco de notas", sobre a tirada em apreço:
-"Pouco adianta tambem eu reproduzir esta alarvidade, mas, escrevendo tanto sobre a educação superior, tenho de ver o caso tambem por este prisma. JCN é professor universitário, co-responsável pela formação da mente de muitos jovens. Mas quem diz coisas dessas (não são os valores pessoais que estou a discutir) não pode ser professor. Ou as diz convictamente e então não tem condições intelectuais, ou as diz por oportunismo e então não tem condições éticas. Ambas as coisas são essencialmente definidoras da missão de ser professor."
Pois...
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Como muito bem sabemos, JCN é perito em escrever alarvidades. Eu recuso-me a ler qualquer artigo dele no D.N. Conforme as escreve, seguramente também as diz e de facto os alunos estarão aptos para separar "o trigo do joio"?

josé disse...

Alarvidades há muitas. Asneiras ainda mais.
Não leio o que JCN escreve sobre assuntos que transcendem a sua especialidade e assentam nas suas crenças particulares.Aliás, não lei o que JCN escreve, porque não me interessa minimamente. Mas ponho os olhos na escrita e de vez em quando reparo. Não gosto do estilo.

Mas, defender a sua erradicação do sistema de ensino apenas com base naquilo que escreve sobre diversos assuntos, do modo como o faz um professor universitário, suscita-me um comentário acerbo:

Quantos professores universitários ensinam asneiras graves e propagandeiam disparates pegados, de modo sério e consequente com as avaliações que até exigem?

Façamos uma pequena rectrospectiva até aos anos 70 e 80 e se lermos o que muitos escreveram então como roteiro certo para o nosso desenvolvimento, deveríamos de acordo com essa lógica, expulsar muito vendedor de banha de cobra das nossas faculdades.