25 abril 2007

HOJE - 25 DE ABRIL


É sempre com grande emoção que revivemos a data que marcou a libertação de Portugal da ditadura e abriu a nossa sociedade ao mundo e à modernidade. Emoção que toca particularmente aqueles que viveram a ditadura e a mudança, podendo por isso fazer o balanço e constatar as grandes transformações políticas, sociais e económicas operadas nestes 33 anos de democracia pluralista.

Poderíamos estar melhor? Certamente... Mas isso resulta de problemas muito nossos; das contradições e atavismos que nos fazem travar o passo a cada tentativa de caminhar em frente: o individualismo estéril, a inveja castradora, a mesquinhez...(sofremos mais com a felicidade alheia do que com o nosso próprio infortúnio, como dizia o outro!)

A RTP acaba de passar uma interessante reportagem evocativa da acção de MÁRIO SOARES no processo de democratização e das marcas inapagáveis que deixou nas transformações operadas. Para os esquecidos ou ingratos convém lembrar que, quase tudo de positivo que aconteceu nos pós 25 de Abril, a todos os níveis, teve a mão decisiva deste generoso e determinado cidadão! Quando outros se limitaram a cavalgar a onda e tentam "limpar" o homem da história, é importante que os espectadores desses factos os recordem com gratidão.

Sem comentários: