12 junho 2010

JÁ FIZ AS PAZES COM A BOLA

Já fiz as pazes com a bola (ela é que teima em não se enamorar por mim, daí nunca ter nem tentado jogar futebol). Mas este, como já disse, vai ser, está a ser, o Mundial das redes sociais. Um evento partilhado, portanto. Uma emoção única, disponível para todos. A Terra como uma grande bancada. Cada computador, laptop, iPhone e iPad como um rádio transístor pós-moderno. Gravando, fotografando, transmitindo. Instantaneamente. Tudo ao mesmo tempo agora.
Vai ser uma festa bonita, pá. Os nossos dedos teclando na velocidade das fintas do Cristiano e do Robinho. Nelson Rodrigues afirmava que "o futebol é a pátria de chuteiras". Logo, se o Facebook é uma "pátria" de todos nós, durante um mês poderemos mandar as nossas tristezas para o canto. Para os mais críticos, os intelectuais e os que acreditam (com todo o sentido) que o futebol é o ópio do povo, respondo que em negócios de paixão a razão não é bem- -vinda. Quem tem pés tem coração.
Como diria o meu tio Olavo, parafraseando o jornalista brasileiro Armando Nogueira: "O futebol não aprimora o carácter de ninguém, mas sim o revela. Só no futebol o verbo 'chutar' representa um acto de amor."no
i

Sem comentários: