27 janeiro 2011

ELES ASSEGURAM QUE O EURO NÃO CAIRÁ

O presidente francês Nicolas Sarkozy rejeitou,emDavos 
qualquer especulação sobre o futuro do euro, afirmando:
"Merkel e eu nunca  deixaremos cair o euro" - disse Sarkozy em Davos 
   O presidente francês Nicolas Sarkozy rejeitou  qualquer especulação sobre o futuro do euro, afirmando, no momento em que a moeda única vive a sua maior crise,  que nem ele nem a chanceler alemã Angela Merkel  deixarão o euro cair.Quer  um quer  outro nunca  virará as costas ao euro, disse Sarkozy quando  discursou  no encontro do Fórum Económico Mundial da estância suíça de Davos.
"O euro é um símbolo da Europa. O euro é a Europa e a Europa significa 60 anos de paz no nosso continente, por isso nunca vamos deixar o euro ser destruído", prometeu o presidente francês.
A crise de dívida soberana nos países periféricos da zona euro colocou sob tensão a moeda única, com diversos especuladores a apostar no fim da moeda única.
Diversos países da zona euro estão atolados em grandes níveis de dívida pública, o que tem levado diversos observadores a questionar se a zona euro se conseguirá manter unida.
"Para nós, não é simplesmente uma questão económica, tem a ver com a nossa identidade enquanto europeus. Para aqueles de entre vós que querem apostar contra o euro, tenham cuidado como investem. Nós estamos determinados a assegurar a força do euro", avisou Sarkozy, perante a assistência de Davos, que reúne a nata da banca mundial, entre líderes mundiais e altos executivos das maiores empresas do globo.
O presidente francês admitiu que existem dúvidas sobre o futuro da união de 17 países que constitui a zona euro - que aumentaram depois de a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional terem prestado auxílio financeiro de emergência à Irlanda e à Grécia, mas prometeu prioridade política para a resolução dessas dúvidas.
O euro "é de importância tal que nós estaremos sempre prontos, sempre que seja necessário, a defendê-lo. As consequências do seu falhanço seriam tão catastróficas que a ideia nunca nos passaria pela cabeça", acrescentou Nicolas Sarkozy.
A questão da sobrevivência do euro e da crise de dívida soberana em diversos países da união tem estado em destaque no encontro de Davos, que começou na quarta-feira e decorre até sábado, com o tema "Normas Partilhadas para uma Nova Realidade".
Davos recebe este ano cerca de 2.500 participantes, incluindo 27 chefes de Estado e de governo e 1.400 presidentes executivos e altos dirigentes de grandes empresas de todo o mundo.

Sem comentários: