19 janeiro 2009

QUO VADIS PPD/PSD?


Ela e o seu orientador
espitritual maoista con-
convertido

Quando foi ministra de Estado e das Finanças do governo de Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite concordou com a tese do então primeiro-ministro e vá de bradar aos sete ventos a construção do festejado TGV, anunciando que o obra representaria um valor acrescentado bruto de cerca de 15 mil milhões de euros, com vantages de grande vulto para a indústria nacional. Acrescentando a tudo isso a criação, se não estou em erro, 90 e 100 mil novos postos de trabalho directos e indirectos. Como na altura se vangloriaram da façanha, o governo de Barroso triplicou, salvo o erro, o número de linhas de alta velocidade (a construir) previstas no plano inicial de Guterres. Passaram cinco anos e, como é costume, a actual líder do PSD, de pouco escorreito poder de raciocínio arrebenta com tudo e nunca sai daquela cabeça algo que perdure de positivo que nos fique na lembrança. E esperem sentados à espera que a Sra dê alguma explicação plausível sobre a negacão dos projectos e do rasgar vergonhoso dos acordos por si assumidos com Espanha.
Miguel Frasquilho, o presidente da comissão parlamentar de Obras Públicas, acompanhado do madeirense Guilherme Silva, apareceram inopinadamente a participar em Zamora no 1.º Forum Parlamentar Luso-Espanhol, de preparação da cimeira da próxima semana, ao que tudo indica por iniciativa própria, pois a velha senhora não mandadaria lá os coitados fazer fugura de ursos para subscrever qualquer papel que vise pôr rapidamente em execução a rede de alta velocidade entre Portugal e Espanha, como se julga ... E Rilhafoles ali tão perto!
O nível da gestão política e dos assuntos relevantes País estão a ser tratados no PSD com muita ligeireza e grande irresponsabilidade. Se a culpa é do Pacheco ou de outros abencerragens d semelhante proveniência não sabemos. A verdade é que começa a ser aterrador pensar que poderá ser uma equipa destas que nos pode calhar neste momentoso estado em que o Mundo e o país se encontram. O PSD, depois da fuga de Durão Barroso e da retirada envergonhada de muito boa gente que por ali andava, ficou, como soe dizer-se, entregue à bicharada. A actual líder, gasta e cansada, mal aconselhada, a revelar o peso da idade, tem-se limitado a tentar fazer e dizertudo ao contrário do que o PS faz ou propõe, nisso esgotando a sua acção, não estando à altura das responsabilidades de uma credível alternativa. Os erros do PSD são muito nefastos para o País e para aqualidade da alternativa credível que tem a abrigação de desenvolver de modo muito diverso do Partido Comunista e Bloco de Esquerda, partidos de contestação e anti-poder. Se a atracção pelo leninismo esteve sempre presente na organização e acção do PPD, é altura de mudar! Se por ali não existe capacidade para tanto, os portugueses não deixarão de notar e agir em conformidade. É pena o CDS estar entregue áquele rapazola esquisito e amacacado...






Sem comentários: