A RECUSA DE JUIZES PORTUGUESES NO CONSELHO DA EUROPA
Ministro da Justiça e bastonário dos Advogados indignados. Para subcomissão só um candidato tem currículo para ser juiz do TEDH.
A subcomissão do Conselho da Europa (CE) vetou os três nomes apresentados por Portugal para o lugar de juiz do do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem porque "apenas um dos três candidatos reunia condições para o cargo". Foi isso mesmo que um deputado de Chipre - após os protestos do português Mendes Bota - disse na Assembleia do CE : "Quando há apenas um bom candidato devemos enviar a lista para trás. Se permitirmos que a lista fique, isso significa que estamos a deixar ao Governo fazer a escolha, e não à Assembleia."
Não foi, no entanto, especificado publicamente quais os candidatos cujos currículos foram questionados. A recusa dos nomes de Anabela Rodrigues, João da Silva Miguel e Paulo Pinto de Albuquerque provocou uma onda de indignação junto da delegação portuguesa e das entidades judiciárias em Portugal.
Nós, que nada entendemos destes esquemas, ousamos aventar que estas coisas poderão não ser alheias ao espectáculo recente a que nossa justiça se permitiu dar ao mundo mediático destes tempos... devoradores. in D.N
De qualquer forma reflectir sobre isso não será nunca uma perda de tempo.
De qualquer forma reflectir sobre isso não será nunca uma perda de tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário