07 outubro 2010

A RECUSA DE JUIZES PORTUGUESES NO CONSELHO DA EUROPA

Ministro da Justiça e bastonário dos Advogados indignados. Para subcomissão só um candidato tem currículo para ser juiz do TEDH.
A subcomissão do Conselho da Europa (CE) vetou os três nomes apresentados por Portugal para o lugar de juiz do do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem porque "apenas um dos três candidatos reunia condições para o cargo". Foi isso mesmo que um deputado de Chipre - após os protestos do português Mendes Bota - disse na Assembleia do CE : "Quando há apenas um bom candidato devemos enviar a lista para trás. Se permitirmos que a lista fique, isso significa que estamos a deixar ao Governo fazer a escolha, e não à Assembleia."
Não foi, no entanto, especificado publicamente quais os candidatos cujos currículos foram questionados. A recusa dos nomes de Anabela Rodrigues, João da Silva Miguel e Paulo Pinto de Albuquerque provocou uma onda de indignação junto da delegação portuguesa e das entidades judiciárias em Portugal.
Nós, que nada entendemos destes esquemas, ousamos aventar que estas coisas poderão não ser alheias ao espectáculo recente a que  nossa justiça se permitiu  dar ao mundo mediático destes tempos... devoradores. in D.N 
  De qualquer forma reflectir sobre isso não será nunca uma perda de tempo.

Sem comentários: