02 outubro 2010

TODOS SOMOS CÚMPLICES?

Depois de tudo o que se passou esta semana não há dúvida: temos défice de governantes em quem se possa confiar, a nossa classe política tem uma enorme dívida de credibilidade a pagar aos cidadãos e mais do que provavelmente tudo isso vai gerar um ambiente recessivo, de progressiva perda de confiança quanto à utilidade do voto.
O problema português não é apenas o apertar do cinto. Mais furo menos furo, o ser humano habitua-se, adapta-se.
Se quisermos ser justos, e suficientemente frios, perceberemos até que, numa comparação à escala planetária, a nossa qualidade de vida está muito acima da média.
É, aliás, por termos atingido patamares incompatíveis com a riqueza que geramos que agora nos vemos obrigados a voltar à terra. Penso que muita gente em Portugal percebe isto, compreende e até assume as suas culpas.
2. Os governos que nos trouxeram até aqui, engordando o Estado, promovendo o despesismo, empregando os beneficiários da "cunha", doando contratos leoninos aos amigalhaços, aplicando mal os impostos crescentes, contaram com a cumplicidade da sociedade portuguesa em geral... E nada adianta dizer que a culpa foi dos outros... porque é importante não deixarmos repetir isto!
D. N.

Sem comentários: