10 janeiro 2012

Mauro Gonçalves deixa no Público a questão:
O que é feito dos blogs?

Desenvolve o seu texto de Blog numa coluna de jornal, cita quatro ou cinco bloggers entre milhares, deixa a ideia de que as "redes sociais" ajudaram a retirar aos blogs a sua função (plataformas emergentes, com destaque para o FaceBook e para o Twitter, trouxeram novas propostas de socialização) e diferencia os comentadores Web, p.e. do FaceBook, citando Paulo Ferrero:
"enquanto no FaceBook, todos os intervenientes "dão a cara", no blogue os comentários anónimos dão azo a alguns "abusos".
Sem discussão.
Ferrero deveria saber que, muitos dos que dão a cara no FaceBook têm identificações falsas, logo são tão anónimos como os dos blogs;
as plataformas emergentes não são concorrentes com os Blogs, mas sim complementos, extensões e formas de divulgação dos textos dos Blogs; e,
finalmente, os bloggers continuam a estar de boa saúde (pelo menos os que não morreram) e muitos deles deixaram de escrever porque já atingiram os seus objectivos, isto é, passaram a ganhar dinheiro com aquilo que antes forneciam gratuitamente.De resto, - o que é feito dos Blogs? – é bem visível.
Eles andam por aí, continuam a ser influentes e, ao contrário de muita outra comunicação publicada, continuam a ter aumentos "simpáticos" de leitores e aderentes.
LNT

Sem comentários: