09 janeiro 2012

SERÁ BOM NEGÓCIO PARA O ESTADO?...VEREMOS!

Carlos Costa disse hoje no Parlamento, onde está a ser ouvido a propósito da transferência dos fundos de pensões da banca para a Segurança Social, que esta operação "é um excelente negócio para o Estado" pelo facto de a dívida pública ter sido recomprada a preços de mercado e não ao valor nominal.
Por outro lado, ainda a propósito da utilização do encaixe desta operação para pagar dívidas à banca, o governador do Banco de Portugal referiu que este processo trará liquidez ao sistema financeiro mas que "o dinheiro entraria sempre no sistema financeiro".
"Mesmo que não o utilizasse para pagar dívidas, o Estado faria depósitos", referiu Carlos Costa, acrescentando que é mais racional para o Estado pagar a dívida. "É uma questão de boa gestão financeira", concluiu.
Segundo o governador do Banco de Portugal, os bancos apenas incluíram sete milhões de euros em dívida pública na primeira tranche transferida para o Estado ano referente aos fundos de pensões que passam para a Segurança Social.
"A banca preferiu pagar em dinheiro porque a transferência de dívida pública se fazia a desconto", afirmou Carlos Costa, garantindo que deste modo os activos "não têm risco".

Sem comentários: