11 julho 2009

A ESCOLHA É SIMPLES: UM DESTES SERÁ O FUTURO PRIMEIRO MINISTRO(A) E NÃO HÁ VOLTA A DAR...



Sócrates e Ferreira Leite são as únicas personalidades que podem vir a ocupar o cargo de Primeiro- -Ministro.
José Sócrates, Manuela Ferreira Leite, Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa e Paulo Portas – são estes os líderes dos partidos que podem sonhar com o cargo de Primeiro-Ministro. Comecemos pelos últimos. Alguém acha que Paulo Portas ou Jerónimo de Sousa podem ocupar o lugar em São Bento? Julgo que não haverá um único português que responda "sim". É completamente óbvio que o CDS, com valores na ordem dos 6%, e o PCP, com resultados que não ultrapassaram os dois dígitos, não podem ambicionar tal lugar.
Claro que em democracia as pessoas votam em quem querem – mas é um facto incontroverso que a votação no CDS e a do PCP não contribuem minimamente para resolver qualquer problema nacional. Estes dois partidos não têm condições de participar na escolha do Primeiro-Ministro. Nem sequer de um simples secretário de Estado. São os partidos das ‘cassetes’ e estão sempre a pôr-se em bicos de pés para serem vistos. São os partidos da má-língua e não conseguiram progressos nenhuns. É inteiramente justo que as pessoas digam que é o partido em que sempre votaram e ninguém tem nada com isso. Mas Portugal vive uma crise internacional terrível, e a minha pergunta é: nem mesmo nestas circunstâncias encaram a possibilidade de votar no partido mais bem colocado para chegar à liderança do Governo? Francisco Louçã fez uma subida auspiciosa. Conseguiu chegar aos 10% de votos, tornou-se a terceira força política na Assembleia da República. Mas o BE, liderado por Francisco Louçã, não é um partido de poder. Como o Bloco não está empenhado na resolução de nenhum problema do povo português, pode sempre entreter-se a criticar e a construir uma estratégia sistemática de ‘bota-abaixismo’ de que o povo não retira qualquer proveito.
O Bloco recusa-se até a fazer qualquer coligação com outros partidos para proporcionar as melhorias que tanto apregoa. Ou seja passar das palavras aos actos. É muito cómodo estar na oposição sem pagar o ónus das reformas. O BE assim não cometeu nenhum erro até agora... Vai ajudando a direita a tomar o poder... Restam-nos Sócrates e Manuela Ferreira Leite. Sem mais, apenas por instinto, você votava em Sócrates ou em Manuela Ferreira Leite para conduzir a vida do País na parte final da crise e no pós-crise? Sócrates e Manuela Ferreira Leite são, de facto, as únicas personalidades que podem vir a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro depois das eleições de Setembro próximo. Ninguém mais poderá estar nessa disputa. Os outros pertencem à segunda divisão. Neste contexto, você escolhe Manuela ou Sócrates? É este o dilema que os portugueses vão viver até Setembro.

Sem comentários: