01 dezembro 2010

PORQUE NÃO SE CALAM ESSES EUROCRATAS INCOMPETENTES??

O presidente da AICEP considerou hoje que a Comissão Europeia devia "ter alguma prudência e alguma discrição quando analisa o futuro".
Em declarações aos jornalistas em Mangualde, no final da assinatura de protocolos de investimento da "Diplomacia Económica Local", Basílio Horta reagiu com indignação às previsões da Comissão Europeia divulgadas na segunda-feira, que estimam que Portugal cresça 1,3% este ano e entre em recessão em 2011, com uma contracção de 1%.
"A Comissão Europeia para este ano tinha previsto um crescimento do produto de 0,3% e um crescimento das exportações de 3%", lembrou, frisando que estes números, para um país com a dívida de Portugal, foram encarados como "um resultado negativo" pelos analistas.
Por outro lado, "as agências de 'rating', com base nesses números, dão uma imagem de Portugal como um país que tem dificuldades de pagar a sua dívida, logo as taxas de juro sobem e as dificuldades de financiamento crescem", acrescentou.
No entanto, na segunda-feira "a Comissão Europeia vem dizer que afinal se enganou, que não é 0,3% (de crescimento), é 1,3%. Que afinal não são três por cento das exportações, são 9,4", criticou.
Na opinião de Basílio Horta, teria havido uma grande diferença "na análise da economia portuguesa se a Comissão Europeia não se tivesse enganado".
"Perante esta situação, eu acho que a Comissão Europeia devia ter alguma prudência e alguma discrição quando analisa o futuro. Porque quem se enganou tanto no presente, deve ter algum cuidado em relação ao futuro", frisou

Sem comentários: