13 março 2011

COISAS DE GENTE DESAVERGONHADA









A manif dos precários, patrocinada pelo Presidente da República, deixou empolgado o blogue da São Caetano. Não se percebe porquê. Ainda há dias, o Parlamento chumbou uma iniciativa do PSD para a criação de um regime de contratos orais de trabalho a prazo  para os jovens.
Este projecto de lei do PSD previa, entre outras coisas, que, ao contrário do regime geral constante do Código do Trabalho, pudesse não existir qualquer contrato escrito entre empregador e trabalhador, uma vez que a inobservância da forma escrita não determinaria a nulidade do termo. Esta proposta do PSD não representava apenas a legalização da mais radical das precariedades — ela colocava também no ponto mais elevado a arbitrariedade a favor da entidade empregadora. É de crer que a manifestação dos precários tivesse  como alvo  as gravosas intenções do PSD.
 Mas  manifestação dos enrascados lá se fez com a ajuda da comunicação social e dos aparelhos partidários, Foi bonito ver jovens da extrema-direita de braço dado com enrascados da extrema direita, crianças que se querem desenrascar quando chegar a sua vez ao colo de velhotes que andam à rasca dos bicos de papagaio, deputados do PCP porque estão á rasca para chegar à idade de serem líderes do partido de mão dada com deputados do BE que se vêm à rasca para parecem jovens de dezoito anos. Uma enrascada dos diabos a partir das inspiradas acçõs do pior P.R. depois do Almirante que dizia...mais ou menos coisas destas... já não vinha aqui desde a última vez que cá estive.

Um jovem que anda mesmo à rasca é o Passos Coelho: Cavaco não gosta dele;  Sócrates já não lhe pede autorização para adoptar programas de austeridade; o Santana Lopes já  pensa em lançar um novo partido; o Pacheco Pereira demarca-se das suas posições e não lhe passa cartão e até  Ângelo Correia já concluiu que é um caso perdido não lhe garante emprego na Fomentivest no dia em que os cavaquistas o atirarem à rua pelas janelas da Santana à Lapa...  E lá irá o resquício das DOCE remoer as suas dores para os precipícios das margens  do Corgo ou meditar no aforismo que sustenta que p'ra lá do Marão mandam os que lá estão...



Sem comentários: