19 março 2011

FMI - SIM OU NÃO AO LOBO MAU?



FMI sim ou não? À pergunta directa, o comentador da TVI António Perez Metelo não tem dúvidas na resposta: é contra e explica porquê.
«Nesta altura os argumentos contra são mais importantes que os argumentos a favor», disse, no «Jornal Nacional» do canal de Queluz de Baixo.
A responsável pelo plano de ajuda do FMI a Portugal na década de 80, Teresa Ter-Minassian, afirmou hoje que a vinda do FMI poderia ajudar a credibilizar as medidas do Governo nos mercados internacionais e assim baixar os juros da dívida pública. Um argumento que Perez Metelo desmonta, lembrando que, depois de aceitarem a ajuda do FMI, a Grécia ainda paga juros acima de 11% no mercado secundário e a Irlanda mais de 9%.O comentador criticou o que considera ter sido «um erro» do PSD e do CDS-PP. «Ao afirmarem que a vinda do FMI seria o fracasso do Governo e ao apontarem para uma queda do Governo, se isso acontecesse, politizaram a questão», diz. Com isso «quem ganha é a insistência e a teimosia do Governo».
Perez Metelo explicou ainda que 2011 é um ano particular face aos anos vindouros, devido ao elevado montante de dívida pública que vence este ano, particularmente no primeiro semestre. «Temos 22 mil milhões de euros para colocar até ao final de Junho e faltam apenas 18 semanas. São quase mil milhões por semana».
Peres Metelo



Sem comentários: