07 março 2011

HÁ VIDA FORA DA TERRA?






A existência de vida no cosmos está outra vez em cima da mesa. Quem traz agora o tema é um cientista da NASA que garante ter encontrado pequenos fósseis de insectos extraterrestres em meteoritos que aterraram no nosso planeta. Para Richard Hoover, um astrobiólogo que trabalha na estação espacial norte-americana Marshall, no Alabama, os filamentos e outras estruturas encontrados aparentam ser fósseis microscópicos de seres extraterrestres, semelhantes a cianobactérias (vulgarmente designados por algas azuis ou cianófitas).
Num artigo publicado na "Journal of Cosmology", Hoover argumenta que a ausência de nitrogénio, elemento essencial à vida na Terra, indica que "os restos de formas de vida extraterrestre cresceram nos corpos dos meteoritos quando estava presente água líquida, muito antes de os meteoritos terem entrado na atmosfera da Terra". Para o astrobiólogo, os testes realizados em laboratório provam que os organismos não pertencem à Terra. Não foi esta a primeira vez que o especialista em vida em condições extremas encontrou estruturas semelhantes em meteoritos. Até agora nenhuma das descobertas confirmou a existência de vida fora do planeta azul, mas, se tal hipótese se vier a comprovar, a história da humanidade pode sofrer uma reviravolta. Quem o diz é Rudy Schild, cientista do Harvard-Smithsonian Centre for Astrophysics e editora da revista acima mencionada. "As implicações são que a vida está em todo o lado, e a vida na Terra pode ter vindo de outros planetas", explicou Schild, questionado sobre a importância da descoberta. O relatório da investigação foi entregue a 100 cientistas para avaliação. Os seus comentários vão ser publicados hoje no site da publicação científica.
Hoover não é o único cientista a dizer que descobriu vida extraterrestre em meteoritos. Em 1996, o investigador da NASA David McKay afirmou ter encontrado aquilo que pareciam ser vestígios de vida em Marte dentro de um meteorito encontrado em Allan Hills, no Antárctico, em 1984. S. S. P. no i






Sem comentários: