15 setembro 2011

CRISE TEM SOLUÇÃO...


TEM SOLUÇÃO


Mais Justiça Fiscal/Social
Facturação ao Minuto Para Travar Fuga aos Impostos


SECÇÃO: Sociedade


Invenção premiada

Projecto de equidade fiscal de Londreira traz bronze de Genebra



Vítor Dias, à esquerda, e Manuel Londreira, à direita
Vítor Dias e Manuel Londreira
Inventor foi convidado a apresentar sistema no Brasil
O projecto de Manuel Londreira e Vítor Dias para travar a fuga aos impostos nas transacções comerciais ganhou a medalha de bronze no 39.º Salão Internacional de Invenções de Genebra (Suíça). Ganhou ainda o prémio do Instituto de Inventores e Investigadores do Irão.
O salão decorreu durante o mês de Abril e o impacto do projecto já motivou um convite do Instituto Brasileiro de Inovação para que Londreira e Dias apresentassem o sistema no 15.º Salão do Inventor Brasileiro, de 19 a 21 de Outubro.
A ideia consiste na Conceção de um sistema que ligue estabelecimentos comerciais, repartições de finanças e direcção central através de terminais, para que o registo das vendas seja transversal. O consumidor é motivado a pedir o talão porque habilita-se a um dos cinco prémios de 1.000 euros que são sorteados no final do dia. O objectivo é não só combater a evasão fiscal como promover a economia e ajudar as famílias.
Os autores do projecto calculam que a implementação deste sistema permita recuperar 20% dos 40 mil milhões de euros que, anualmente, escapam à tributação. O Estado só gastaria 1% na implementação e 9% na atribuição dos prémios aos cidadãos.
A ideia foi apresentada ao Governo, Presidência da República, partidos políticos e outras entidades, mas os promotores não receberam qualquer feedback. “Não pedimos dinheiro, pedimos somente que nos ouçam, mas pelo jeito só fora de Portugal é que existe interesse em discutir este tema e nos premeiam pelo esforço e vontade de alterar algumas premissas sociais que consideramos injustas”, lamentam os autores. Em declarações ao labor, Londreira mostra-se, contudo, convencido de que, “daqui por meia dúzia de anos, as finanças vão conceber um projecto semelhante a este”.
Natural de S. João da Madeira, Manuel Londreira é conhecido por inventar um sistema anti-carjacking, que permite imobilizar o veículo roubado através do telemóvel. O projecto ganhou uma medalha de ouro noutra edição do salão de Genebra e está no mercado graças a uma parceria com uma empresa da Póvoa do Varzim.
É sócio-fundador do N3i, um núcleo de inventores instalado no Centro Empresarial e Tecnológico, que pretende fazer a ponte entre inventores, investigadores e empresários. Vítor Dias é técnico oficial de contas e colaborou com Londreira na Conceção do projecto.
Por: Anabela S. Carvalho
Se Acredita neste Projecto Deixe o Seu Comentário:) ( equidadefiscal@gmail.com )









Sem comentários: