11 outubro 2008

JÁ É SÓ BARRIGA

Pacheco Pereira, além de já ter garantido o seu nome na história de Portugal pela grande façanha em que se transformou a sua heróica luta contra a invasão do território pelos MAGALHÃES da Microsolft, também o seu ilustre nome já dispõe de uma entrada na ENCICLOPÉDIA distribuida pelo jornal PÚBLICO, ocupando vinte e cinco linhas de uma coluna com várias referências ao seu currículo, designadamente o seu truncado percurso político, onde apenas é específico na adesão ao PSD em 1988, já com a bonita idade de 40 anos, sendo quase omisso no referente aos seus antecedentes políticos para um mergulho abrupto no PPD/PSD. Apenas se refere: -Muito próximo, no passado, de uma esquerda que rompera com o Partido Comunista, em 1988 filiou-se no PSD, no seio do qual desempenhou este e aquele cargo etc.e tal. Há ali uma lacuna da maior parte da sua vida política que P.P não deveria ter consentido que passasse, escondendo, se assim se pode dizer, com aquela lacónica e ambígua frase, muitos anos de actividade em organizações da extrema-esquerda. E porque muita gente tem memória e não se esquece de ter ouvido, alto e em bom som, o já bem maduro P.P., marxista-leninista, (PCPml) a proclamar e defender projectos políticos como o da progressiva Albânia, por muito boa vontade que tenha nunca deixará de ver ali um extremista. Até porque ele é mesmo um extremista por formação e, se não estou em erro, também por natureza, usando a tolerância de forma muito parcimoniosa e, normalmente, a favor dos intolerantes, como será o caso do apoio que tem dado aos arruaceiros da extrema-direita que, entre outras façanhas, invadem cemitérios e defecam sobre campas de judeus, espalham símbolos nazis, etc. Será por solidariedade que chega a acusar os tribunais que condenam os actos desses energúmenos, de coartarem (ele gosta muito deste "coartar"... aliás, passa a vida a tentar coartar algo...) as liberdades e de se estarem a meter em questões de natureza política?
No caso da medida governamental de facilitar a aquisição, ou mesmo a distribuição gratuita, de computadores de baixo custo, com vista à introdução das aprendizagens das novas tecnologias já a partir das classes mais juvenis, a luta do homem é de um extremismo desconchavado; de alguém que já não possui uma réstia de honestidade intelectual. Já é só barriga.
Pode e devem ser discutidos os métodos, processos, modelo, tudo que diga respeito à implementação dos sistemas dessas aprendizagens; mas o que o sr Pacheco Pereira critica desabridamente é a propaganda que o governo faz da sua medida! Pretenderia o cavalheiro que o governo realizasse as operações pela calada da noite, sem deixar rasto, em noites de breu, tempestuosas, com lobos a uivar e com toda a gente recolhida para que desse modo não vissem o Sócrates a passar com os "Magalhães" de braçado e sem testemunho jornalístico? O sr PP não pretenderá retirar, aos Governos Democráticos, o dever e o direito de divulgarem, como muito bem entenderem, as medidas da sua governação?! Não! O que ele tem é aquilo a que vulgarmente se chama "dor de cotovelo" uma vez que essa útil e acertada medida vai dificultando a sua falhada assessoria a Manuela F.Leite. A atrapalhação é de tal ordem que já nem atina coisa com coisa e está a conduzir a Senhora para o atoleiro em que ele próprio se meteu e do qual não consegue sair.
O azedume com que actua apaga-lhe a ténue capinha democrática que adquiriu durante o tirocínio a que se sujeitou para a participação política em regime de partidos democráticos diversos, surgindo, espontâneamente, toda a auto suficiência adiposa, aquele pretenciosismo do ente iluminado, a pesporrência e intolerância dos extremistas que, de forma indelével,trazem agarrado à pele e metidos no cocuruto todos "ismos" de que foram qualificados apóstolos. Mas o PSD, nas suas incongruências, bem merece um exemplar destes.






Sem comentários: