10 junho 2009

HOMENAGENS DISPENSÁVEIS

Vasco Lourenço considera que homenagem de Cavaco Silva é uma solução forçada pelas circunstâncias e lamenta não ter sido convidado para a homenagem ao capitão de Abril

O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, comentou esta quarta-feira à TSF a homenagem que o Presidente da República, Cavaco Silva, prestou ao capitão de Abril, Salgueiro Maia.
Na opinião de Vasco Lourenço «há erros que se cometem e que não podem ser corrigidos», como quando há 20 anos quando era primeiro-ministro, Cavaco Silva recusou atribuir a Salgueiro Maia uma pensão por «serviços excepcionais e relevantes».
Uma decisão tão mais polémica porque, na mesma altura, Cavaco Silva concedeu essa pensão a dois antigos inspectores da PIDE.
«Em vida tratatou-o [a Salgueiro Maia], muito mal e agora está a homenageá-lo! E como o 10 de Junho é em Santarém era difícil não o homenagearem dado ser ele uma figura importante de Santarém, terra onde se afirmou como cidadão.
(embora tenha nascido em Castelo de Vide). A sensação com que se fica é a de ter sido homenageado, pode dizer-se, «à força», sublinhou Vasco Lourenço.
Com efeito, esta manhã, o Presidente da República homenageou em Santarém o capitão de Abril, uma atitude classificada por Vasco Lourenço como «uma solução forçada pelas circunstâncias».

Nós diriamos oportunista. Homenagens já Salgueiro Maia tinha muitas e dispensava mais esta, sobretudo vinda de quem até parece ter mais apreço pela PIDE do que por quem ajudou a extingui-la.

1 comentário:

odete pinto disse...

Uma vergonha indesculpável o que se passou há 20 anos quando Cavaco Silva era Primeiro-Ministro.
Nunca o esquecerei.