03 outubro 2009

AS " SANTANICES DO PEDRO"










CADÊ A OBRA???O arquitecto Frank Gehry cobrou à EPUL – Empresa Pública de Urbanização de Lisboa – 600 dólares à hora (cerca de 649 euros, ao câmbio da altura) pela elaboração do projecto de reabilitação urbana do parque Mayer. O projecto, que foi promovido por Pedro Santana Lopes quando era presidente da Câmara de Lisboa, custou à EPUL um total de 2,9 milhões de euros, dos quais 2,2 milhões foram pagos ao ateliê de Frank Gehry. É necessário muito cuidado, agora que vamos votar para as autarquias,para não abrir, com o voto, as portas dos cofres a estes irresponsáveis. E este SANTANA é de uma pertinácia e tal descaramento que não desarma.SÓ CORRIDO!!!
A 28 de Janeiro de 2003, a Gehry Partners, enviou a Eduarda Napoleão, então vereadora com os pelouros do Licenciamento Urbanístico e Reabilitação Urbana, uma carta com as linhas gerais do projecto, o preço da sua concepção, o tipo de despesas reembolsáveis e os preços praticados pelos arquitectos do ateliê em cada hora de serviço.
O documento, a que o CM teve acesso, deixa claro que Frank Gehry cobrava 600 dólares à hora. Como na altura um dólar valia 1,0818 euros, o arquitecto canadiano, famoso pela arquitectura do Museu Guggenheim em Bilbao, fazia-se pagar à hora por 649 euros.
Já Randy Jefferson, autor da missiva para a vereadora, cobrava em cada hora de serviço quase 347 euros. Em concreto, os 12 arquitectos referidos no documento praticavam, preços à hora entre um mínimo de 70 dólares (75,7 euros) e um máximo de 600 dólares, referente a Frank Gehry.
A carta endereçada a Eduarda Napoleão, nomeada presidente da EPUL por Santana Lopes em 2004, precisava que o projecto iria custar 1,2 milhões de dólares (quase 1,3 milhões de euros). É um valor desta grandeza que aparece referido no contrato celebrado entre a EPUL, a EBAHL (actual EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural).
A autarquia, cujo presidente da altura promoveu a contratação de Frank Gehry, não entrou no contrato. E por uma razão simples: a 1 de Fevereiro de 2005, a Câmara, por proposta de Santana Lopes, atribuiu à EPUL a responsabilidade de reabilitar o Parque Mayer.
Ontem à tarde, o CM contactou o assessor de Pedro Santana Lopes e informou-o do assunto em causa. Até à hora de fecho desta edição, não obtivemos qualquer resposta do candidato à Câmara Municipal de Lisboa.
SÓ ASVIAGENS DE ARQUITECTOS CUSTARAM 28 881 EUROS
Em Maio de 2004, entrou na EPUL uma factura da Gehry Partners sobre duas viagens em nome de Frank Gehry e Keith Mendenhall, com o custo de 33 707 dólares (28 881 euros, como refere o documento). As viagens foram entre Los Angeles, Londres e Lisboa, em Setembro de 2003
.
SAIBA MAIS -Correio da Manhã

Sem comentários: