02 novembro 2009

AGENDA EQUIVOCADA

Alguns dos portugueses que considero mais bem informados e que mais admiro, com larga exposição internacional, costumam comentar que o que mais os desgosta, quando aterram em Lisboa, é a agenda que encontram e que consideram equivocada.
Refiro-me essencialmente à área da economia e da política económica: os temas que preocupam a opinião pública e que dominam a política, em que prepondera uma visão defensiva e proteccionista, onde termos, e conceitos, como concorrência (no mercado interno), internacionalização, consolidação e dimensão (sobretudo para concorrer no mercado externo), risco, capital de risco (tanto público como privado) e partilha de risco (sobretudo pelo Estado, através de políticas fiscais muito mais agressivas e muito mais amigas do sucesso empresarial), e inovação, para não falarmos noutros, não merecem suficiente atenção e muito menos prioridade. Permito-me ressalvar, como excepção, o trabalho desempenhado no Plano Tecnológico.
Vieira da Silva, Ministro da Economia, prestar-nos-ia um serviço inestimável, tão inestimável como o que nos prestou como ministro da Segurança Social, se fosse capaz de mudar esta agenda. Por mim, não lhe pediria mais para poder considerá-lo o melhor ministro da Economia do nosso país
.
(pois...)

Sem comentários: