14 dezembro 2009

E SE PEDISSE À ENGª.QUIMICA PARA LHE DAR UMAS DICAS SOBRE ECONOMIA?

E SE A NOSSA MANUELA RECEBESSE UMAS LIÇÕES DE ECONOMIA DA ENGENHEIRA QUÍMICA ALEMÃ?
O novo governo alemão, assente na coligação de direita entre Democratas- Cristãos e Liberais revelou sensatez social, face ao inevitável agravamento do desemprego que se antecipa superior a 9% em 2010. Tomai nota, ó liberais da minha pátria que o governo teutónico acha que é altura de estimular a procura e o crescimento! A minha alma, e as de outros, estão parvas, mas por motivos diferentes.
Falando seriamente, a notícia difere entre um agravamento para 6% ou para 10% do PIB, enquanto a dívida pública (tchanan!) chegará a mais de 78% do PIB.
Percebe-se assim porque é que Merkel veio hoje ser mais explícita no que concerne à ajuda da
União Europeia à Grécia. Junker tinha manifestado confiança na Grécia, Trichet, horas depois, tinha manifestado veemente certeza da coragem do governo grego, mas Merkel percebeu que não era disso que se tratava. A dívida pública germânica viu o seu risco subir hoje, por arrastamento do contágio grego nas expectativas dos investidores. Animal Spirits, dizia Keynes! E num contexto em que a Alemanha quer ter paz social, Merkel percebeu que isso só seria possível com políticas de gestão da procura (keynesianas!), e veio anunciar, como se pode ler no Wall Street Journal :
"Angela Merkel hinted Thursday that healthier members of the euro zone aren't prepared to abandon Greece and the other heavily indebted countries in the currency bloc [do qual a Alemanha se prepara para fazer parte!].
"What happens in a member country influences all the others, particularly when you have a common currency," Merkel said after a meeting of the center-right European Peoples' Party in Bonn".
Não, não foi mero altruísmo. Foi a necessidade de seguir políticas contra-cíclicas na própria Alemanha! E de atingir um rácio da dívida no PIB como há muito não se via. Para nos rirmos mais um pouco a Alemanha espera ter a meta dos 3% no final de 2013.
Pergunta-se
: A Dra. Ferreira Leite, que está na mesma reunião do PPE, não poderia ter umas explicaçõezitas de Economia com a Engenheira Química Angela Merkel? Podia aproveitar para aprender alguma coisa... e deixar de dizer algumas barbaridades.















Sem comentários: