26 dezembro 2009

MAUSOLÉU DE MAO ZEDONG




Mausoléu de Mao Zedong aberto hoje ao público
Excepcionalmente, o Mausoléu do Presidente Mao Zedong estará hoje aberto, 25 anos depois da morte do fundador da República Popular da China. Mas não foram anunciadas quaisquer cerimónias oficiais. A imprensa oficial chinesa tem também ignorado a efeméride, ilustrando, à sua maneira, as profundas mudanças ocorridas entretanto no país.
Mao continua a ser uma figura controversa na actualidade, com um importante legado, igualmente controverso . Na China é visto oficialmente como um grande revolucionário, estratega, mentor político e militar, bem como salvador da nação. Muitos chineses acreditam que Mao, através de suas políticas, lançou os fundamentos económicos, tecnológicos e culturais da China moderna, transformando o país de uma ultrapassada sociedade agrária numa grande potência mundial. Além disso, Mao é visto por muitos como um poeta, filósofo e visionário. Como consequência, o seu retrato continua a ser o ícone da Praça Tiananmen e em todos as notas Renminbi.
Inversamente, no Ocidente, Mao era acusado de, com os seus programas sociais e políticos, como o Grande Salto Adiante e a Revolução Cultural, ter causado situações de carências diversas, fome e danos culturais, sociais e económicos à China. As políticas de Mao e as epurgas políticas de 1949-1975, terão provocado a morte de 50 a 70 milhões de pessoas!!!. Desde que Deng Xiaoping assumiu o poder em 1978, muitas políticas maoístas foram abandonadas em favor de reformas económicas que depois conduziram à situação política e económica da China actual.

Sem comentários: