23 agosto 2010

MÁS NOTÍCIAS PARA A ILHA TERCEIRA

Os EUA desistiram da implementação de um campo de treinos para os novos aviões militares F-22 e F-35 nos Açores devido a "restrições orçamentais e reduções na estrutura das forças americanas na Europa (USAFE)”.
A posição norte-americana é revelada numa carta do Ministério da Defesa em resposta a um requerimento de António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República, onde é especificado que o comandante da USAFE cancelou as negociações a 9 de julho.
Segundo as autoridades portuguesas, o processo foi iniciado em 2008 pelo embaixador dos EUA em Lisboa durante a XXIII Reunião da Comissão Bilateral de acompanhamento da aplicação do Acordo de Defesa entre os dois países.
O Ministério da Defesa refere ainda que foram pedidos à Força Aérea Portuguesa estudos técnicos e de impacto, incluindo ambiental, na Base das Lajes e zonas circundantes.
O projeto, inserido no Memorandum of Understanding (MoU), tinha por objetivo “a determinação do impacto da futura actividade da USAFE na Base das Lajes”, nomeadamente “os princípios a que se deveria subordinar o planeamento, a organização, o desenvolvimento e a execução dos treinos com os caças”.
Esta é uma má notícia para os Açores e, em particular, para a Ilha Terceira, uma vez que a drástica redução dos efectivos norte-americanos nas Lajes verificada nos últimos anos contribuiu para uma dramática quebra de postos de trabalho e da sua actividade económica em geral, sendo a hipótese da reanimação da Base das Lajes uma esperança para os terceirenses.
O facto de os comunistas se atravessarem no caminho não terá influenciado decisões, mas essa gente é como a peste...e quanto mais longe melhor!
Mas não esquecer que uma gaja, exdeputada do PSD, terá lançado mesmo uma petição contra a instalação dessa Base de Treinos... nas Lajes. Há muita sacanagem à solta... e às vezes com altruistas intenções...








Sem comentários: