25 setembro 2010

PS LEVARÁ SÓCRATES A VOTOS -

PS levará Sócrates a votos e recusa apoiar governos alternativos - Economia - DN
Se o Orçamento do Estado para 2011 for chumbado, José Sócrates demitir-se-á logo a seguir e o PS recusará todo e qualquer cenário governativo que não passe por eleições,  com o primeiro-ministro apresentando-se de novo a votos.
Segundo o DN apurou, está excluída qualquer medida prévia à apresentação do OE - como por exemplo uma moção de confiança, que a cúpula socialista considera que seria escusada,  podendo jogar contra a ideia de que o PS não quer uma crise.
"Parece-me que decorre do bom senso político que, quando um Governo não tem um  Orçamento aprovado, também não tem condições para governar, ainda para mais na actual conjuntura", disse o primeiro-ministro, citado pela Lusa, ontem, em Nova Iorque, onde participa na assembleia geral da ONU.
Segundo as fontes da direcção do PS ouvidas pelo DN,  o partido dirá sempre não a soluções alternativas que o Presidente da República tente encontrar no Parlamento depois da demissão do primeiro-ministro - não querendo isto dizer que o PS, sozinho, as possa obstaculizar.
A direcção socialista recusará, por exemplo, a solução proposta em  Julho passado por Paulo Portas no Parlamento, uma grande coligação PS-PSD-CDS chefiada por alguém do PS que não Sócrates.
Qualquer solução alternativa de executivo terá de passar na AR, apresentando um programa de Governo, o qual poderá ir a votos, caso alguém lhe apresente uma moção de rejeição ou confiança. A aprovação de uma moção de rejeição ao programa de Governo implica constitucionalmente a demissão deste.

Sem comentários: