22 agosto 2011

DEZENAS DE MILHARES FESTEJAM EM BENGHAZI



Dezenas de milhares de pessoas festejam em Benghazi

Dezenas de milhares de pessoas invadiram hoje as ruas da "capital" rebelde da Líbia, Benghazi, para celebrarem a queda, que tudo indica estar eminente, do regime do coronel Kadhafi. Tiros de armas automáticas atirados para o ar e gritos de vitória estouraram por toda a cidade após o anúncio pelos canais de televisão da chegada dos rebeldes ao coração da capital líbia, Tripoli. "Adeusinho caracolinhos!", "Deus é grande!", canta a multidão.
Provocando engarrafamentos, milhares de veículos, com os quatro piscas ligados, têm convergido para a parte da cidade perto do mar. As imagens dos combatentes rebeldes na capital "libertada", projectadas na parede branca do tribunal, provocam os aplausos entusiasmados de espectadores em transe.
A bandeira vermelha, verde e preta da rebelião está por todo o lado: presa nos braços das pessoas, nas fachadas dos edifícios, em T-shirts, ou abanadas euforicamente nas janelas dos carros.
*****
Em Dezembro de 2007, quando passou uns dias em São Julião da Barra, Kadhafi disse a um jornalista da RTP que Na Líbia é o povo que tem o poder. O povo fartou-se. Três filhos do ditador foram presos ontem, os rebeldes tomaram Tripoli ao fim de sete meses de guerra civil e as Potências preparam-se para dividir os despojos. Kadhafi está em parte incerta. Siga aqui o evoluir da situação.

Sem comentários: