27 maio 2009

A CANDURA DO DIRECTOR GERAL










O director-geral da TVI criticou ontem o bastonário da Ordem dos Advogados a propósito do incidente ocorrido na entrevista de Marinho Pinto a Manuela Moura Guedes no ‘Jornal Nacional - 6ª feira’. "As palavras do bastonário não são dignas de uma pessoa com as responsabilidades que ele tem", disse José Eduardo Moniz em declarações ao nosso jornal.
O director-geral da estação de Queluz de Baixo referia-se á atitude do bastonário face á interpelação da jornalista. Manuela Moura Guedes acusou Marinho Pinto de 'mentir', de 'actuar sozinho ' [por ter oposição dentro da Ordem dos Advogados], de ser 'bufo' e de fazer 'fretes políticos'. Já o bastonário reagiu dizendo que a jornalista 'devia ter vergonha do que faz' e que 'não respeitava o código deontológico'.
Sobre a troca de insultos, o director-geral da TVI é peremptório e diz que o bastonário: 'deveria ser o primeiro a ter cuidado com o que diz,bem como com a forma como se expressa. Perder a cabeça daquela maneira é lamentável e não prestigia o cargo que ocupa nem a classe que representa. Creio que os advogados têm uma boa oportunidade para reflectirem sobre as opções que fizeram'. Moniz diz ainda: 'Quanto à TVI, reafirmo o que sempre tenho dito: manter-nos-emos fiéis ao nosso caminho e aos nossos princípios, respeitando a ética e os ditames jornalísticos fundamentais. Não são atitudes como as do bastonário que nos farão mudar de rumo. Ele bem pode afirmar o que quiser. Ele e outros. A força das nossas convicções,enquanto profissionais livres e independentes, sobrepor-se-a sempre aos insultos e ao desespero de terceiros...'
. Correio da Manhã
Tanta ternura sufoca-nos de emoção! E a profissão de fé sobre princípios, ética e ditames jornalísticos, seja lá isso o que for, esmaga-nos perante tanta grandeza de alma!...E não se esqueceu, no seu elevado critério, de sugerir aos advogados para aproveitarem a oportunidade e mandarem o truão para o olho da rua... Que generosidade; que altruismo!
Mas o que se passará pelos gabinetes da PRISA? Por certo grande preocupação com o transe da família que, com rigor (supomos...), concretizará na região autónoma da Lusitânia a linha editorial determinada pelo proprietário castelhano da TVI. E o que pensa o Pina o suposto promitente da mudança?! (Falava-se que acabaria o estilo"grande irmão..." Piorou! Temos agora também o "Cabaret da Coxa") É o que acontece quando a coisa mete Pina. Quanto não valem o Pino e o Lino...
EM TEMPO:
Para quem estiver interessado em ouvir as últimas chocarrices da Sr.ª Guedes com o Bastonário Marinho Pinto, deixamos aqui os linkes que poderá seguir:
1.ª parte;

Sem comentários: