18 fevereiro 2010

ACREDITE QUEM QUIZER


José Manuel Fernandes, ex-director do Público, revelou ontem que a SONAE foi pressionada pelo gabinete do primeiro-ministro a removê-lo da direcção daquele jornal.
-lo, segundo contou ontem na Comissão Parlamentar de Ética - na primeira de dezenas de audições sobre "liberdade de expressão" -, quando a SONAE tentou comprar a PT, numa Oferta Pública de Aquisição (OPA, operação que terminou, fracassando, em Março de 2007).
O jornalista contou ter recebido informações - primeiro através de um jornalista do seu jornal, depois de um amigo e... mais credível seria se a fonte fosse uma criada do sr Belmiro...Está claro, nesta perspectiva de Fernandes que na hierarquia da SONAE pesa mais um subordinado menor que um Director (?!) Agora acredite quem quizer... nas fontes de Fernandes, segundo as quais o Governo teria estado disponível para "facilitar" a vida à Sonae na Assembleia Geral da PT se, em troca, o grupo liderado por Belmiro de Azevedo estivesse também disponível para o remover (ao Fernandes) da direcção do Público. Jamais alguém imaginaria que o sr. Fernandes fosse avaliado pelo valor facial e potencial do mundo da Portugal Telecom?! Megalomanias... para as quais dirigir um jornal servirá de ergoterapia mas não cura.
Nessa altura, José Manuel Fernandes decidiu perguntar à SONAE (principal accionista do Público) se não seria melhor afastar-se, porque aparentemente a sua presença à frente do jornal estaria a dificultar os negócios do grupo. "Disseram-me que a questão não se colocava. Tinha a confiança do accionista
." in Diário de Notícias
É evidente que, com este público desprendimento perante o patrão, pretenderá Fernandes dar credibilidade ao seu testemunho, mas pela versão que deu dos factos não foi o patrão que lhe contou a coisa, mas sim um jornalista seu subordinado. Pois claro numa empresa daquelas a comunicação funciona num sitema de esferas quadradas... e o subordinado é que transmite ao chefe o que se passa no topo da hierarquia! Uma trapalhada.
Quer isto dizer que a SONAE pôs uns patins ao homem e, de seguida, nomeou-o seu porta-voz?
Para quem se habituou à frontalidade de Belmiro de Azevedo tal situação, a ter-se verificado dessa forma, não utilizaria figuras menores para o representar na contenda... Talvez altas doses de narcisismo, maleita que faz perder o tino a muita gente. Mas esta candura é comovente.
Por outro lado, tivesse Sócrates a propalada estratégia de ter algum domínio sobre a comunicação social certamente não desperdiçaria a grande oportunidade de colocar nas mãos da SONAE a Portugal Telecon... que o resto era vinha vindimada! Se tal tivesse acontecido havia hipóteses de vermos o sr Fernandes a consumar os hipotéticos desígnios do Sócrates... em vêz de o fustigar com o caso da famigerada licenciatura.
Quanto a nós este testemunho enferma de muita coisa a maior das quais é a sua falta de lógica para além de uma enorme carga de insensatez. O Sr Manuel Fernandes que é uma pessoa estimável, parece andar no mato a caçar sem cachorro. Aliás, faz parte de um grupo de caçadores que atiram à sombra da coisa e nunca apanham coelho. De tão desajeitados caiem nos próprios laços que armam aos outros. A propósito não se deve esquecer o desempenho do sr Fernandes na famigerada inventona das escutas do Palácio belenense... Espera-se por isso que a algo conspirativa Comissão de Ética da A.R., agora a funcionar, apure também por onde andou a Ética no caso das inventadas escutas do Palácio de Belém e a que níveis chegou a participação nessa inventona deste valiosíssimo Manuel Fernandes... Valor cuja última avaliação conhecida atingiu cotação idêntica ao da empresa "Portugal Telecom". Deviam manter essa preciosidade num cofre forte bem guardado! Um autêntico Tesouro...



Sem comentários: