17 março 2010

O MEU COMBOIO - AS MINHAS SAUDADES

A linha ia da Régua a Chaves, passando por Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Pedras Salgadas e Vidago. Foi ficando obsoleta. Deixou de ser rentável. Cada vez mais abandonada. Fecharam o troço de Vila Real a Chaves. Nos últimos anos, à espera que feche definitivamente, sobrou apenas este bocado, da Régua a Vila Real. . Que de vez em quando é fechado “para obras”. Um dia, já sabemos, não reabrirá. Como no Vale do Tâmega, no Tua, no Sabor e no Douro (de Pocinho a Barca d’Alva). Nestas linhas de comboio, os interesses de alguns grupos, a estupidez, a incúria, os patos bravos e a “modernidade” dos novos-ricos cometeram crimes sem perdão. (António Barreto)
YYY
Que saudades da juventude e das viagens nas férias escolares que me levavam de Vila Real a Chaves nesse ronceiro comboio que, esforçado, trepava pelas encostas do Corgo e nos permitia fazer aprovisionamento de fruta dos pomares que atravessava sem nos deixar em terra. Que maravilhosas paisagens, que magias que sortilégios... Que nostalgias me causa este meu querido velho comboio da Linha do Corgo. Olá Vila Pouca, Pedras Salgadas, Vidago e Chaves à vista!
No regresso, a expectativa de três meses de asfixia colegial, parece que fazia o comboio apressar-se e tornar breve uma viagem que gostaria não tivesse fim. Depressa aparecia a Timpeira e a Estação logo ali e os homens com a corda para carregarem as malas e prestes o Reitor, enorme, aparecia com a sua careca para nos advertir que tinha acabado a paródia! O malvado... Mas que saudades do taf..taf e daquele apito esganiçado que ecoava pelas encostas e fraguedos da serrania sem fim que nos limitava os horizontes mas não a imaginação sobre as maravilhas sonhadas que esses horizontes escondiam...






Sem comentários: