14 setembro 2010

A DITADURA COMUNISTA DA COREIA DO NORTE

O Querido Líder
As suas imagens enfeitam as paredes das casas, os trabalhadores usam pins com a sua cara, homens e mulheres usam os seus poucos rendimentos para ornamentar a estátua do líder com flores. Kim Jong-il está à frente daquele que é considerado o país mais fechado do mundo, para o qual só passa informação autorizada pelo governo. No entanto, nas 160 páginas da biografia de Jong-il disponíveis no site oficial do governo norte-coreano falta escrever o último capítulo: a sucessão. Segundo fontes sul-coreanas, Kim Jong-il, 68 anos, sofreu um ataque cardíaco em 2008 e está a apressar a transição do poder.
A saúde do Querido Líder continua a ser um dos segredos mais bem guardados da Coreia do Norte, mas o mistério não foi suficiente para impedir que fosse divulgado o adiamento da reunião do Partido único, devido a problemas de saúde de Kim Jong-il.
A reunião do partido não era convocada há 44 anos e é vista como um sinal de que Kim Jong-il está a preparar a sua sucessão, transferindo os poderes para o seu filho mais novo, Kim Jong-un. Scott Snyder, especialista em questões coreanas da Asian Foundation, explicou que "mais importante que a sucessão familiar é a forma como a liderança na Coreia do Norte é orientada". Scott Snyder sublinhando que "o factor mais importante para o futuro da Coreia do Norte é que o país já não é auto-sustentável e vai precisar de assistência do estrangeiro para que esta liderança se possa manter". do i
Lembramos que este regime costuma ser glorificado pelo nosso Partido Comunista, designadamente por um tal Bernardino que sonhará que, por cá, a sucessão monárquica ou fascistóide também o possa comtemplar.

Sem comentários: