11 janeiro 2011

ABBA - REIS E SENHORES DOS 70s - ESTÃO DE VOLTA

Os ABBA preparam-se para regressar aos palcos. A confirmação veio de Agnetha Fältskog, a vocalista loira do grupo. Apesar de não ter adiantado muitos pormenores, Fältskog (agora com 60 anos) disse apenas que a ideia não é de todo fazerem uma digressão de reunião, como é habitual nas bandas antigas que se juntam para celebrar os êxitos do passado. Será uma questão de se aguardar pelos planos específicos de uma das bandas mais acarinhadas de sempre.
Os ABBA foram um dos grupos de maior sucesso e mais influentes da história da música pop. Formados em 1972, na Suécia, adoptaram o nome ABBA por serem as iniciais dos quatro membros: Anni-Frid "Frida" Lyngstad, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Agnetha Fältskog.
Dois anos depois da sua formação, o grupo venceu o Festival Eurovisão da Canção com a música “Waterloo”, lançando assim uma carreira que iria durar mais 8 anos, até terminarem em 1982. Durante esse tempo, tornaram-se num dos grupos de maior sucesso comercial de sempre, graças à quantidade impressionante de singles de sucesso que se transformaram em clássicos intemporais que ainda hoje fazem as delícias do público por todo o mundo. Temas como “Mamma Mia”, “Fernando”, “Dancing Queen”, “Money, Money, Money” ou “The Winner Takes it All” são apenas alguns exemplos dos êxitos que continuam a ser conhecidos e apreciados passados mais de 30 anos do seu lançamento.
O sucesso dos ABBA deveu-se principalmente ao talento dos compositores e músicos Benny Andersson e Björn Ulvaeus e ao carisma e estilo de Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Durante o auge dos ABBA, Fältskog e Ulvaeus eram um casal, assim como Lyngstad e Andersson. No entanto, ambos os casamentos terminaram em divórcio. As mudanças e problemas que foram surgindo nas duas relações serviram de inspiração para muitas das músicas do grupo.
Depois de terminarem em 1982, os ABBA só voltariam a ser vistos juntos em 2008, na estreia do filme “Mamma Mia”,com Meryl Streep e Pierce Brosnan, que se viria a tornar um dos filmes musicais mais rentáveis de sempre e que ajudou a revitalizar a música dos ABBA aos olhos das novas gerações.


Sem comentários: