15 janeiro 2011

O EURO E A PENÍNSULA

Desde a revolução que Portugal não concitava tantas atenções das chancelarias e da imprensa internacional. Naquela altura, por causa da independência política procurada; hoje, pela dependência financeira patenteada. Sempre pelo medo de qualquer contágio. A Reuters, esta semana, no seu serviço Breakingviews, explica-o melhor do que ninguém: "O caso português ultrapassa Portugal. Em Paris, Berlim e Frankfurt, Lisboa é encarada como a última linha de defesa antes de uma eventual batalha de Espanha." Desta vez sem Wellington à vista.
Com efeito, o Euro joga--se na Península Ibérica por estes dias. É um extraordinário volte-face em relação à situação vivida pela Grécia e pela Irlanda, em que só a sorte imediata desses países parecia em causa. Entretanto, a repetição dos sintomas financeiros no corpo marítimo da zona euro, desde a Espanha à Itália, levou os grandes decisores europeus a uma maior ponderação sobre a saúde da zona monetária, que nunca foi óptima e está a caminho de ser pior, para mal de todos. Desse ponto de vista, as acções de retardamento de Sócrates e Zapatero, para continuar a usar imagens afins da análise da agência britânica, parecem ter resultado numa maior consciência de que a questão levantada das "dívidas soberanas" não se resume a questões de política doméstica mas pode arrastar consigo todo um projecto europeu de união económica e monetária que já conheceu melhores dias.
O reduto da central "Europa Fortaleza" já não parece tão seguro. Um desfazer da Europa mais oceânica teria consequências sérias no projecto europeu. Preparam-se pois contingentes financeiros para intervir na Península Ibérica. Em si, a mobilização de recursos do FEE e do FMI não é uma má manobra, e funciona como uma garantia sublimada. Porém, consta que os termos de uma intervenção externa em Madrid seriam mais flexíveis do que em Lisboa.
A opinião de um pensador muito lúcido e esclarecido
que muita falta faz na política activa onde campeiam
tantos imbecis pretenciosos...

Sem comentários: