27 outubro 2011

ANDANDO E VENDO...


Sobre a Cimeira do Euro, a imprensa nacional e internacional coincide em dois pontos: o Fundo Europeu de Estabilização Financeira passou dos actuais 440 mil milhões de euros para um bilião de euros; e os 27 perdoam 50% da dívida grega. Os bancos estão dispostos a abdicar de 100 mil milhões de euros se o FEEF lhes der garantias de 30 mil milhões. Ler aqui a declaração final da Cimeira.
Mas Luís Campos e Cunha, entrevistado ontem à noite na SICN, foi peremptório: um eventual perdão da dívida acionaria automaticamente os seguros associados aos créditos, provocando o efeito-dominó... (cito de cor). Dito de outro modo, pior a emenda que o soneto. João Salgueiro ouviu e corroborou.
Como não podem ter todos razão ao mesmo tempo, o subsecretário de Estado do Planeamento de Marcelo Caetano (mais tarde ministro das Finanças de Balsemão), o ministro das Finanças de Sócrates até ao Verão de 2005, a directora-geral do FMI, o presidente do BCE, o senhor Van Rompuy e os ilustríssimos chefes de governo dos 27, o melhor é esperar para ver.

Sem comentários: