19 fevereiro 2009

MANOBRAS "ENTRISTAS" DO BLOCO DE ESQUERDA

SIMBOLOS DE PARTIDOS PARTIIPANTES DO REGIME PÓS 25 DE ABRIL-74
Não estou de acordo com o Pedro Rolo Duarte no parêntesis em que afirma que franjas do MES terão estado na origem do Bloco de Esquerda. As relações históricas entre o MES, a UDP e a LCI, em conjunto ou separado, revelam uma profunda incapacidade de gerar consensos duradoiros em prol da criação de uma frente política. Na verdade só ocorreram encontros de ocasião. Vou escrever um dia destes, com mais detença, acerca deste assunto.
Por isso não posso deixar de sorrir quando o Bloco de Esquerda, hoje, se reclama da Esquerda Socialista. Quanto muito foi o MES, por puro mimetismo, na época remota dos “amanhãs que cantam”, que se deslocou para o campo da esquerda revolucionária, ou extrema-esquerda, que é o verdadeiro campo político das organizações que deram origem ao Bloco.
O Bloco, ou interpostos ideólogos por ele, quando reivindica o ideário da esquerda socialista ensaia uma manobra, seguindo a velha táctica “entrista”, típica dos partidos trotskistas, visando capturar parte da “inteligência afecta ao PS”. O tom beatífico do seu líder é a face pós moderna da extrema-esquerda, já falecida, de cujos programa, e ideologia, a esmagadora maioria dos antigos acólitos do MES, por estarem vivos, se separaram há muito.
Não quer isto dizer que no Bloco não se possam encontrar meia dúzia de antigos filiados no MES, como também os há no PSD, mas, com toda a estima e consideração, são o que eu chamo de activos tóxicos. É no que dá a bendita liberdade … Haja saúde!
ABSORTO

Este texto é da autoria de EDUARDO GRAÇA, detentor do excelente, sério e circunspecto Blogue ABSORTO, histórico membro do extinto MES (Movimento da Esquerda Socialista), organização política de boa memória, dada a qualidade intelectual e humana dos homens e mulheres que o integravam, elementos que, muitos deles, se projectaram ao mais alto nível da representação política do nosso País. Todos os que viveram de perto essa experiência do M.E.S. sabem que, admitindo excepções, não tinham ali acolhimento ideias, estratégias e comportamentos que tipificaram agrupamentos que se fundiram no Bloco de Esquerda, tais como UDP, PSR e outros. Por outras palavras, raros seriam os aderentes do MES com perfil para, na hora da sua extinção, se juntarem a esse caldo de cultura, maoista, trotskista, estalinista etc, que constituirá a súmula ideológica do actual Bloco de Esquerda. Neste contexto seria importante que Pedro Rolo Duarte revelasse quais as franjas do MES que deram origem o B.E. e se não se tratará de elementos dispersos sem representatividade assinalável. A maioria e de forma mais ou menos organizada, naturalmente, aderiu ao P.S.
Hoje em dia parece adquirido que, de gente actualmente no PS, só poucos elementos, oriundos do PCP, se disponibilizarão para cooperar com o Bloco de Esquerda, como é o caso de M.Alegre.
.

Sem comentários: